Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Alegria no labor cristão

"Lágrimas", neste versículo aponta para o árduo trabalho de reconstrução que o povo teria pela frente. "Semear e ceifar" aponta para a tarefa a ser desempenhada, que exige disciplina e dedicação. Deus restaurou a sorte, trazendo-os de volta a terra que tanto amavam, mas agora eles teriam que trabalhar e suar a camisa. Deus não faz o que é da nossa responsabilidade: Ele faz o impossível, mas o possível (que está ao nosso alcance) Ele nos outorga o privilégio de exercer para a Sua Glória. Muitas lágrimas já tinham sido derramadas e muitas ainda seriam, no serviço de reconstrução daquela nação. Mesmo diante da constante oposição dos inimigos, Neemias animava o povo para concluir a obra de reconstrução dos muros de Jerusalém (Ne. 2: 18-20). Era uma obra de grande porte, que exigiria de todos os envolvidos coragem e disposição. Mesmo diante das críticas de Tobias e Sambalá e das investidas para dar fim àquela obra, o povo se uniu no mesmo propósito: servir ao Senhor com todas as forças. Diz a Bíblia que a reconstrução dos muros durou 52 dias (Ne. 6:15). Neemias afirmou que alegria do Senhor é a nossa força (Ne. 8:10) – é esta alegria que nos motiva a seguir adiante no laborioso serviço no seu Reino.

É interessante observar que depois deste laborioso serviço de reconstrução, quando o povo se ajuntou para celebrar a dedicação dos muros, um verso chama a atenção: “No mesmo dia, ofereceram grandes sacrifícios e se alegraram; pois Deus os alegrara com grande alegria; também as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que o júbilo de Jerusalém se ouviu até de longe.” (Ne. 10:43). A alegria verdadeira tem sua fonte somente em Deus, porque o serviço que prestamos é um privilégio e nunca é desconsiderado por Ele.

Isto me faz considerar as palavras de Jesus em Mateus 5: 11-12, quando ele fala sobre as dificuldades que os discípulos teriam que enfrentar. O serviço no reino de Deus muitas vezes pode ser acompanhado de perseguição e injúrias, mas Cristo nos lembra que este serviço jamais será desconsiderado por Deus: “Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão no céu.” Em Atos 5, alguns apóstolos tinham sido presos e levados ao Sinédrio para julgamento, mas foram liberados depois de serem açoitados. Mas eles se regozijaram por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus. Eles eram masoquistas? Não. Eram crentes que se alegravam em Deus, e que tinham a convicção de que o laborioso serviço jamais é desconsiderado por Deus. E o que dizer do apóstolo Paulo? Um homem que entregou-se completamente ao serviço no Reino de Deus, que muitas vezes sofreu duras penas por causa de sua obediência em anunciar o evangelho aos gentios. Paulo provou na pele o que é um laborioso serviço. Ele escreve sua carta aos Filipenses da prisão, exortando os irmãos: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: Alegrai-vos.” (Fl. 4:4) Mesmo que pagasse com a própria vida, Paulo estava alegre, e recomendava a todos os irmãos que tivessem a mesma alegria. (Fl. 2:17-18)

Certa vez perguntaram ao compositor alemão Franz Joseph Haydn qual a razão de suas composições sacras serem tão alegres, mesmo vivendo numa época dominada pelo pessimismo. Ele respondeu: “ – Não posso fazê-las de outro modo. Quando penso em Deus e em Sua graça manifestada em Jesus Cristo, meu coração fica tão cheio de alegria que as notas parecem saltar da pena com que escrevo. Já que Deus me tem dado um coração alegre, deve ser-me permitido servi-lo com alegria.” Às vezes estamos muito acostumados com a letra de certos hinos, mas não vivenciamos estas verdades na prática. Por exemplo, o Hino 410: “No serviço do meu Rei eu sou feliz / Satisfeito, abençoado.” Até que ponto isto é verdade na minha e na sua vida? Estamos felizes e alegres por servir ao Senhor com o dom específico que Ele nos concedeu?

É muito importante que tenhamos em mente o tamanho privilégio que é servir ao Senhor. E mesmo que seja enfrentando dificuldades, podemos ter a certeza de que a alegria é certa e o prazer de servir a Deus supera qualquer obstáculo pelo caminho. Somos exortados a servir ao Senhor com alegria (Salmo 100:2) e tenho razões bíblicas para crer que o serviço cristão que não é exercido com alegria e prazer não é uma oferta agradável a Deus. Quando deixamos de nos alegrar em Deus, o serviço prestado se torna um fardo. Muitas vezes teremos que renunciar nosso “ego”, para agir em prol do reino do Senhor, como bons servos. Mas se não houver regozijo em nós, e se não acreditarmos na promessa de que Ele considera o nosso labor, o serviço prestado não passará no teste de qualidade.

Blog do autor:
marckmelo.blogspot.com
Petrolina - PE
Textos publicados: 8 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.