Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Meio Ambiente e Fé Cristã

De um torrão de terra seca a um oásis na caatinga

Ao chegar a Patos, PB, em 1972, adquirimos um sítio para termos uma opção de lazer para a família e a igreja. O dinheiro só deu para comprar um local com uma casa deteriorada, sem fonte de água permanente e com mata parcialmente destruída, como acontece em toda a caatinga. Já que somos mordomos de Deus, que é dono de toda a terra e tudo o que nela há, iniciamos um longo processo de plantação de árvores, preservação do que ainda restava da natureza, perfuração de poços, recuperação dos prédios e proibição de desmatamento e caça. Com o tempo, percebemos a necessidade de criar, além da reserva legal, uma reserva ecológica, livre de animais domésticos, para estimular o desenvolvimento de plantas silvestres embaixo das árvores nativas que estão sendo plantadas e que normalmente eram comidas por bodes, vacas ou jumentos.

Assim, a Reserva Ecológica Verdes Pastos1 vai evoluindo e se tornando um exemplo regional, a ponto de ter pesquisas em andamento feitas por biólogos e engenheiros florestais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) nas áreas de árvores nativas, borboletas, lagartos e serpentes. Assim, eles vão somando conhecimento com este naturalista e pastor de missão integral, que sou eu. Inclusive, é muito bom ver a influência positiva que a convivência saudável com o meio ambiente tem com todas as igrejas da ACEV (Ação Evangélica) que frequentam a reserva nos retiros, encontros de líderes e capacitações. Somos uma igreja ecocidadã e no final de cada culto principal do domingo temos o momento ecológico onde mostro uma foto que tirei na reserva durante a semana, estimulando os irmãos a zelarem pelo meio ambiente urbano e rural. A reserva é uma área de soltura para aves salvas de gaiolas, já tem o reconhecimento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e também uma parceria com A Rocha Brasil -- Associação Cristã de Pesquisa e Conservação do Meio Ambiente.

Hoje, há muitas trilhas dentro da reserva onde tenho imenso prazer de caminhar fotografando a natureza. Nada melhor para o pastor estressado do que caminhadas na mata ouvindo apenas o canto das aves e dos mocós (Kerodon rupestris). Nada melhor do que encontrar um gato vermelho (Puma yagouaroundi), enfrentar uma raposa (Cerdocyon thous) protegendo seus filhotes, ver um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) e uma grande variedade de serpentes. Às vezes, há timbu (Didelphis albiventris) e cobras que assistem aos cultos do telhado da igrejinha da reserva. Entretanto, as pessoas já sabem que nós não matamos cobras, só as pegamos com uma vara e ajudamos a ilustre visitante a assistir ao culto de um local mais apropriado na mata ao lado da igreja.

Temos o prazer em receber escolas da região para visitar a reserva, mas todas as visitas são controladas e acompanhadas por um guia, porque, infelizmente, nem todo mundo tem a consciência ecológica que deveria ter. Mantemos 25 bebedouros espalhados nos 122 hectares da reserva para atender a fauna nas secas anuais e monitoramos estes pontos com câmeras infravermelhas que são especialmente úteis para nos mostrar os animais noturnos presentes na reserva como o guaxinim (Procyon lotor) e a coruja orelhuda (Asio clamator). Essencialmente a nossa reserva não é nada exótica ou extraordinária e sim caatinga do jeito que é para ser. Uma selva linda na qual tudo tem valor e está interligado e preservado. Entendo que isso faça parte da missão integral da Igreja e considero a Reserva Verdes Pastos um pequeno oásis, como sinal do reino de Deus, no meio de tanta destruição feita pelo ser humano.

• John Philip Medcraft, nascido em Londres e naturalizado brasileiro, é casado com Betinha e pastor presidente da ACEV (Ação Evangélica), organização comprometida com missão integral nos sertões nordestinos.

Nota

1. Para conhecer mais sobre a Reserva Verdes Pastos, acesse aqui.

Leia mais
Galeria de imagens

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.