Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — --

O “já” e o “ainda não”

Uma séria e longeva organização evangélica de ação social celebrou seu aniversário publicando uma série de depoimentos de participantes de seus projetos. Histórias belas que relatam transformação de vida e recuperação da dignidade e da esperança. Não se veem nos relatos referências à transformação espiritual, nem mesmo a Cristo como inspirador das ações da organização. Os relatórios de algumas ONGS evangélicas -- às vezes destinados também aos órgãos públicos -- omitem referências ao aspecto religioso da organização, o que é compreensível. Mas para algumas essa omissão reflete sua prática: acreditam poder prescindir da proclamação do evangelho testemunhando apenas por meio da demonstração prática de atos de misericórdia e justiça. Falam de um evangelho do reino, mas onde o Rei parece ausente.

 

Juan Stam, teólogo latino-americano entusiasta da missão integral, em recente artigo no Portal Protestante Digital advertiu que o evangelho do reino e o evangelho do Crucificado são duas perspectivas de um mesmo evangelho, sendo necessário mantê-las em equilíbrio. Ele avalia que, por vezes, a teologia tradicional reduziu o evangelho quase que exclusivamente à salvação pessoal e priorizou a segunda vinda de Cristo e a vida eterna futura. Agora, a teologia progressista corre o risco de cair no reducionismo oposto, o de um evangelho do reino não cristocêntrico. Ignorando o “ainda não do reino”, pode vir a reduzir a mensagem do reino a um simples programa de ação social. De acordo com o ensino bíblico, continua Stam, é Cristo quem trará esta fase final do reino. A nós, não nos cabe trazê-lo, tampouco construí-lo. O que nos cabe é ser levedura do reino para “levedar” a história com as forças do reino que já veio e que ainda virá.

 

KF

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.