Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Arte e Cultura

Topo



**

Marcelo Moscheta: arte, natureza e fé

Por Ana Claudia Braun Endo

 Ele pode estar em seu ateliê em Campinas, SP, ou em alguma expedição pelo mundo, nas “residências-artísticas” que estabelece quando busca inspiração. É a partir de suas andanças por lugares como Pólo Norte, deserto do Atacama, no Chile, Ucrânia, China, Vancouver, no Canadá, que o artista plástico Marcelo Moscheta, um cristão de talento reconhecido internacionalmente, inspira-se para produzir sua arte.

Na infância, deu seus primeiros passos na arte. Já sabia o que pretendia, mas foi a graduação em artes plásticas e o mestrado em artes visuais, ambos pela Unicamp, que o lançaram definitivamente. A Bolsa Iberê Camargo, que ganhou em 2007, foi desfrutada na École des Beaux-Arts de Rennes, na França.

Uma de suas exposições mais trabalhosas, segundo afirma, foi “1.000 km, 10.000 anos”, quando utilizou cerâmicas e produziu cerca de 2,5 mil cópias de uma ferramenta paleolítica encontrada no Atacama.

“Foi emocionante a primeira residência que fiz, na Bretanha, França. Meu amadurecimento como artista veio daquela experiência e várias propostas surgiram” – conta o artista que participou de mostras internacionais de grande importância no último ano, seja na Bienal de Vancouver ou em uma exposição em Nova York, e que se prepara para enfrentar um novo momento de residência-artística na Colômbia, em um trabalho de imersão que deve durar dois meses.

“Quando produzo uma obra, sinto-me mais perto de Deus. Tenho uma conexão espiritual com aquilo que faço de forma manual e acho isso tocante, não só para mim, mas para aqueles que têm contato com minha arte. Gosto quando aqueles que interagem com minhas obras são profundamente tocados… Isso para mim é essencial, pois entendo que se a arte tem alguma serventia prática, ela seria o despertar de questões impossíveis de serem alcançadas através do lugar comum.”

LEIA ENTREVISTA COMPLETA NO BLOG DA ULTIMATO


Foto: A Line in the Article (2011)
Intervenção realizada em Svalbard, Polo Norte.
www.marcelomoscheta.art.br

 

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.