Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Meio Ambiente e Fé Cristã

Água: sede de justiça e direitos

Marcelino de Souza Lima e Ita Porto de Oliveira

 

A disponibilidade de água potável no mundo depende de dois fatores principais: a conservação e a renovação de fontes de água doce, incluindo a chuva e várias outras formas de precipitação, bem como as boas práticas de uso da água. Estima-se que 1 bilhão de pessoas sofrem com doenças, fome e desnutrição causadas pela escassez de água doce nas regiões mais secas do mundo, a exemplo do semiárido nordestino.

A Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) executa os programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), junto com a Diaconia e outras organizações. Esta mobilização social já resultou na construção de quase 700 mil cisternas que guardam água para consumo humano, para dar de beber a pequenos animais e produzir alimentos saudáveis.  Já capacitou milhares de famílias em gerenciamento de recursos hídricos e homens e mulheres para serem construtores de cisternas, gerando emprego, renda, solidariedade e cooperação entre vizinhos. Atualmente o P1MC e o P1+2 são referências mundiais de políticas públicas para enfrentar a escassez de água em ambientes secos.

 

Na área de seu trabalho a Diaconia atua junto com as igrejas protestantes locais e outras organizações de base comunitária, promovendo o direito à água e alimentação saudável e sensibilizando para a convivência com o semiárido.  Um exemplo é a realização dos estudos bíblicos da revista Águas Sagradas, que chama a atenção para os desafios ambientais, a segurança hídrica e a responsabilidade cristã no cuidado da nossa casa comum. A questão da água é um tema comum na Bíblia, e a Igreja, por seu potencial profético e transformador de realidades injustas, é um campo fértil de mobilização educativa e política na luta contra a escassez de água.

 

 

Como resultado deste trabalho, multiplicam-se histórias como a de dona Terezinha Queiroz, 36 anos, e do senhor João Agostinho Queiroz, 45 anos, família agricultora do município de São Miguel, RN, que antes buscavam água, longe, em lombo de jumentos. Eles transbordam de alegria ao falarem sobre os benefícios que a cisterna lhes trouxe: “Agora, temos um reservatório maior para armazenar a água em casa”, diz dona Terezinha.

 

Enquanto sobra ansiedade entre os que esperam a construção da cisterna, quem já recebeu demonstra profunda gratidão e esperança: “Nossa vida já mudou. Graças a Deus ganhamos a cisterna, pois, com as dificuldades que a gente vem passando com essa crise, a gente não tinha como construir sozinho. Não precisamos mais comprar água, nem pegar dos outros”, diz a agricultora Maria de Fátima Silva, 42 anos, do Sítio Porões, em São Miguel, RN.

 

 

 

 

Tipos de cisternas construídas pela Diaconia

 

Captação de Telhado

Calçadão

Enxurrada

Água nas escolas

Tempo para construir (dias)

4

12

8

8

Água armazenada (m3)

16

52

52

52

Forma de coleta da água

Telhados e calhas

Calçada construída para este fim

Pequenos córregos e grotas do terreno

Telhados e calhas

 

 

Assim como Jesus falou da necessidade de experimentarmos um tipo de “água diferente”, em sua conversa com a mulher samaritana, acreditamos que o papel das igrejas é colaborar para a transformação de vidas através da “água viva da cidadania”, modificando estruturas de poder baseadas em princípios desiguais e injustos, e garantindo o direito das pessoas ao acesso a água de qualidade, para que se tornem “fontes a jorrar” justiça social.

 

Marcelino de Souza Lima foi coordenador político-pedagógico da Diaconia.
Ita Porto de Oliveira é assessora político-pedagógica da Diaconia.

 

LEIA MAIS
Acesso à água e transformação: histórias de vida e publicações gratuitas sobre o tema

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.