Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Missão Integral

Missão integral, missão do reino

René Padilla

 

A missão integral é a missão do reino de Deus. O que isto significa? Vejamos. Na verdade, nenhuma definição esgota o sentido do que o reino de Deus é. Toda definição é, até certo ponto, inadequada. No Novo Testamento, fala-se muito sobre esse reino, mas ele nunca é definido. Ao contrário, é descrito por meio de parábolas, epítetos, metáforas ou símiles. Assim, por exemplo, diz-se que o reino de Deus é como uma pérola preciosa, uma grande pesca, um tesouro escondido, fermento que faz crescer a massa. Afinal de contas, o que é o reino de Deus?

 

Quando Jesus começa o seu ministério, ele o faz dizendo: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho” (Mc 1.15). Ou seja, chegou o tempo marcado no calendário de Deus, o kairós. Há um tempo cronológico (kronos), e um tempo de Deus, oportuno e preciso segundo o propósito que ele tem para a humanidade. O que Jesus anuncia é que chegou o kairos, o tempo esperado ansiosamente por aqueles que anelam a ação transformadora de Deus.

 

Os judeus que escutaram inicialmente esta mensagem tinham um conceito linear do tempo: você olhava para o passado, para o anúncio profético de “novos céus e nova terra” e da instauração de uma sociedade de paz (Shalom), de amor, justiça e plenitude de vida. Ao mesmo tempo, olhavam para a frente, para o cumprimento das promessas de Deus. Em épocas de crise, a esperança judaica era avivada, e esperavam o fim dos tempos e a intervenção soberana de Deus para cumprir as suas promessas. Nesse contexto, Jesus de Nazaré aparece e anuncia: “O tempo foi cumprido, a Nova Era foi iniciada, o reino de Deus está próximo e é possível tocá-lo: fez-se presente, está próximo; com efeito, está em nosso meio”.

 

Para uma melhor compreensão do anúncio de Jesus é necessário distinguir entre a soberania universal de Deus e o reino de Deus. A soberania de Deus se estende sobre todas as nações da terra – não só sobre a nação de Israel –, e sua ação salvífica, a Israel, o qual é escolhido como o povo de Deus, não por ser uma nação grande e poderosa, mas sim pela graça (o amor não merecido) e pela misericórdia de Deus. Falar em reino de Deus, no entanto, não é falar só da sua soberania universal em especial, mas também de uma nova realidade que se fez presente na história por meio da pessoa e obra de Jesus Cristo.

 

Quando Jesus anuncia a chegada do reino de Deus, suscita-se uma acalorada controvérsia. Os fariseus lhe perguntam quando tal reino virá. A resposta de Jesus é clara: “O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós” (Lc 17.20-21). Em outras palavras, há certas condições necessárias para ver o reino de Deus: a sua presença é visível apenas aos olhos da fé. A razão pela qual os fariseus, como outros líderes religiosos e políticos do povo de Israel, não percebem a presença do reino de Deus é que, por causa dos seus preconceitos, não estão dispostos a admitir a manifestação do reino de Deus na pessoa e obra de Jesus Cristo.

 

No tempo de Jesus, evangelizar era anunciar uma boa notícia relativa a um acontecimento público; por exemplo, o triunfo em uma batalha, o nascimento de um príncipe ou a coroação de um rei. Em nosso tempo, evangelizar é falar de religião ou algum tema religioso. Jesus anunciou a boa nova: o reino de Deus se fez presente na história. Deus está cumprindo a sua promessa de restauração da sua criação, incluindo a humanidade. Para tal efeito, o seu reino se fez presente na pessoa e obra do seu Filho Jesus Cristo. A missão da Igreja é integral uma vez que tem como propósito prolongar a missão de Jesus Cristo como missão do reino ao longo da história.

 

Traduzido por Wagner Guimarães.

 

C. René Padilla é fundador e presidente da Rede Miqueias, e membro-fundador da Fraternidade Teológica Latino-Americana e da Fundação Kairós. É autor de Missão Integral – O reino de Deus e a igreja. Acompanhe seu blog pessoal: kairos.org.ar/blog.

 

LEIA MAIS
Leia e imprima o estudo bíblico baseado neste artigo.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.