Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Meio Ambiente e Fé Cristã

Ecocidadania no coração do Brasil

Edivaldo dos Santos Junior

 

Motivada pelo trabalho do movimento Igrejas Ecocidadãs no estado do Tocantins, a Congregação Batista em Conceição do Tocantins tem abraçado o cuidado com a criação de Deus de uma forma simples e prática, como expressão do seu amor por Deus e pela comunidade que serve. Dois de seus projetos estão fazendo uma grande diferença na vida de muitas crianças e famílias da cidade, servindo de exemplo para outras igrejas e comunidades: Brincando de Reciclar e Parque Recreativo Reciclado.

 

O projeto Brincando de Reciclar inclui a confecção de brinquedos com garrafas plásticas e outros objetos recicláveis. Este projeto foi iniciado em uma escola bíblica de férias realizada nas dependências da igreja em 2014, quando as crianças participaram de oficinas e passaram a ter uma melhor compreensão do que podem fazer para evitar ou diminuir o desperdício de objetos reutilizáveis e que podem ser prejudiciais para o meio ambiente. A cidade também ficou mais limpa e consciente por meio da coleta feita pelas crianças e seus responsáveis.

 

“Minha mãe não tem dinheiro “pra” comprar brinquedos “pra” mim e “pros” meus irmãos, mas agora eu sei fazer os meus próprios brinquedos” (Márcio, 9 anos).

Até recentemente não existia nenhum parque recreativo para as crianças da nossa cidade. Por isso, implementamos o nosso primeiro Parque Recreativo Reciclado, com o apoio das próprias crianças, de seus pais e de uma das escolas locais. Assim, não só promovemos a reciclagem de resíduos variados, tais como pneus automotivos e latões usados, mas também proporcionamos um espaço agradável e alegre, onde as crianças podem se divertir, fazer amizades e aprender sobre como cuidar do meio ambiente.

Neste e em outros espaços semelhantes que queremos criar em 2016, vamos continuar a realizar brincadeiras e competições e a ajudar a população a compreender o papel que pode e precisa ter no sentido de cuidar dos recursos naturais. Aos poucos, vamos juntos aprendendo e aperfeiçoando o nosso trabalho.

 

Queremos levar estes projetos às escolas municipais das zonas urbana e rural porque as necessidades são muitas. A nossa cidade tem apenas 4.209 habitantes (IBGE, 2015), mas há bastante pobreza e sofrimento por causa das secas constantes.  Muitas das 150 crianças que se divertem diariamente no Parque Recreativo Reciclado saem das suas casas às 4h da madrugada para começar a estudar às 7h da manhã. As que estudam no período da tarde passam praticamente o dia todo na cidade, distantes de seus familiares. Queremos ajudar a formar crianças conscientes da importância de cuidar da criação de Deus, mostrando a elas o amor de Jesus em um ambiente seguro e saudável.

 

Sabemos que ainda há um bom caminho a ser percorrido e, ao longo do tempo, queremos tratar das questões centrais que costumam contribuir para o surgimento e a perpetuação dos problemas ambientais, tais como o consumo excessivo e o descarte inadequado. Tudo isso requer trabalho em parceria e persistência. Toda grande caminhada começa com o primeiro passo.

 

A Ecocidadania cristã tem feito parte da nossa identidade como igreja e moradores dessa cidade, e esperamos que muitos outros se juntem a nós em prol do meio ambiente e do bem-estar das crianças.

 

Edivaldo dos Santos Junior é pastor missionário na Congregação Batista em Conceição do Tocantins, TO, mobilizador do movimento Igrejas Ecocidadãs no Tocantins e promotor da teologia da missão integral.

 

MAIS

 - Pr. Edivaldo explica o que são as igrejas ecocidadãs (vídeo)

- Visite o
blog das Igrejas Ecocidadãs em Tocantins

 

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.