Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Conexões

Conexões

Missionários das estatísticas

 

 

O que faz um missionário? A resposta pode parecer óbvia, mas nem sempre é. Missionário fala do amor de Deus, acolhe necessitados, faz discípulos, ora e... contabiliza números. Sim, estatísticas fazem parte do chamado de um grupo de missionários que desenvolve pesquisas relevantes sobre o estado do cristianismo e os avanços da obra missionária.

 

De 29 de setembro a 01 de outubro de 2015, cerca de trinta convidados participaram da I Consulta Brasileira de Pesquisa Missionária, em Atibaia, SP. O evento, organizado pela Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB), discutiu a importância deste trabalho, avaliou metodologias e reafirmou a necessidade de o missionário manejar os números, sem se esquecer do valor das pessoas por trás deles. Um dos preletores principais da consulta foi Todd M. Johnson, diretor do Center for the Study of Global Christianity (Centro de Estudos do Cristianismo Global) no Seminário Teológico Gordon-Conwell, nos Estados Unidos.

 

Todd é um dos editores de uma das obras recentes mais abrangentes sobre o cristianismo no mundo: o Atlas of Global Christianity, o primeiro em nível acadêmico a documentar a transição nos últimos cem anos do cristianismo para o chamado Sul Global. Além de muitas estatísticas, Todd trouxe duas constatações sobre o cristianismo: 1) a fé cristã está sendo descolonizada (cresce mais na África, na Ásia e na América Latina do que na Europa e nos Estados Unidos); 2) somos muito fragmentados (há cerca de 45 mil denominações cristãs no mundo).

 

Os pesquisadores brasileiros que participaram da consulta saíram com o compromisso de criar um centro de pesquisas missionárias no Brasil que possa unir pessoas, organizar metodologias e fazer com que as igrejas locais se apropriem das pesquisas desenvolvidas.


Leia mais na internet
O cristianismo e os missionários das estatísticas


 

Igrejas alemãs acolhem refugiados


Mais de quinhentas igrejas da Alemanha já acolheram cerca de 30 mil refugiados neste ano (até setembro). Igrejas luteranas, evangélicas livres, batistas, especialmente nos grandes centros como Munique, Stuttgart, Dortmund, Essen, Hamburgo, Leipzig e Berlim têm mobilizado voluntários para visitar refugiados nos abrigos que o governo criou, principalmente, oferecendo-lhes apoio nas questões legais. Eles também intermediam conflitos, brincam com as crianças, doam brinquedos e oferecem cursos profissionalizantes e de aprendizagem do alemão.

 

 

Tudo começou com cinco dólares

A ONG cristã Visão Mundial é uma referência de trabalho social com crianças no mundo todo. Em 1947, o norte-americano Robert Pierce, pastor e correspondente de guerra, visitou um orfanato na ilha de Xiamen, em Taiwan, e se sensibilizou com a situação de White Jade, uma criança órfã da guerra. Ele deu seus únicos cinco dólares para a professora alemã que cuidava de Jade e prometeu continuar enviando a mesma quantia mensalmente. O compromisso cresceu e três anos depois foi iniciada a Visão Mundial. Hoje, ela atua em mais de cem países e chegou ao Brasil há exatos quarenta anos. Em 2014, a ONG atendeu direta e indiretamente 320 mil crianças e adolescentes de 38 municípios em dez estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

 

Quase 72 mil pessoas oraram pelas crianças mais vulneráveis


Quase 72 mil pessoas oraram no 20º Mutirão de Oração pelas Crianças em Vulnerabilidade Social, ocorrido no primeiro fim de semana de junho de 2015. A campanha, promovida pela Rede Mãos Dadas, alcançou o maior número de mobilização no país desde o seu início. Não só adultos intercederam, mas também as próprias crianças atendidas em projetos sociais cristãos. Em meio a tantos números desfavoráveis à infância, estes são motivo de celebração.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.