Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Especial

A Cruz Azul e a vida sem drogas

Muito se conhece sobre a Cruz Vermelha, mas pouco sobre a Cruz Azul. Ambas foram fundadas na Suíça na segunda metade do século 19, com apenas 14 anos de diferença. A sede da Cruz Vermelha é Genebra; a da Cruz Azul, Berna. A primeira é uma organização fundada em 1863 pelo banqueiro suíço Jean Henry Dunant com a finalidade de aliviar o sofrimento humano, de modo geral. A segunda é uma organização fundada em 1877 pelo pastor luterano Luís Lucien Rochat, com a missão de “promover a vida sem drogas, visando a saúde física, psicológica e espiritual para o bem-estar individual, familiar e social”. Trata-se de um movimento de inclusão, mútua ajuda e abstinência, que atua por meio de ações de prevenção, tratamento, reinserção social, apoio e educação continuada. Ele é fundamentado no poder salvífico e transformador de Jesus e acredita na capacidade de mudança do ser humano.

A Federação Internacional da Cruz Azul reúne diversas organizações, presentes em mais de quarenta países ao redor do mundo. Ela faz parte do Eurocare (European Alcohol Policy Alliance), uma grande rede voltada exclusivamente para questões de políticas sobre o álcool. A Cruz Azul no Brasil é uma entidade sem fins lucrativos e foi fundada há dezenove anos (23 de junho de 1995) em Blumenau, Santa Catarina. Por ser um ministério cuja visão é o ser humano integral, a Cruz Azul conta com a participação de teólogos, médicos, psicólogos, assistentes sociais e afins, além de voluntários. Dentre outros programas e atendimentos, oferece cursos para a formação de agentes comunitários em substâncias psicoativas, seminários e cursos livres. Em parceria com a Faculdade Luterana de Teologia (FLT), oferece, também, cursos de extensão e pós-graduação “lato sensu” em dependência química e comunidade terapêutica. Ela capacita, anualmente, mais de mil pessoas e tem uma rede de mais de 120 grupos de apoio. O atual diretor presidente da Cruz Azul no Brasil é Rolf Hartmann. No âmbito mundial, é bastante provável que a Cruz Azul tenha sido a primeira entidade a se preocupar com dependentes químicos e suas famílias, muito antes de conhecermos as drogas mais famosas da atualidade.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.