Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Carta ao Leitor

Em abril do ano 30!

Em 1515, com a idade de 32 anos, Lutero deparou-se com a declaração de Paulo de que “é por meio da fé, do começo ao fim” que o pecador torna-se justo diante de Deus (Rm 1.17). Isso aconteceu dois anos antes de ele romper com Roma e dar início à Reforma. Naquela altura, ele já era vigário distrital de dez conventos na Alemanha e professor da Faculdade de Teologia da Universidade de Wittenberg. Apesar de seus muitos jejuns, vigílias e orações, Lutero continuava, até então, obcecado pela culpa do pecado, à semelhança do peregrino de John Bunyan. O monge só acalmou-se depois da leitura de Romanos e da descoberta de que o pecador só é salvo pela fé no mérito do sacrifício de Jesus. “Ao abraçar a cruz ensanguentada, Lutero foi abraçado por Jesus”, como lembra Mark A. Noll.

Um dos pronunciamentos mais felizes do Papa Francisco aparece na capa dos 32 mil exemplares do “Jornal São Judas”, da Paróquia Santuário São Judas Tadeu, no bairro Jabaquara, em São Paulo: “Bote Cristo em sua vida!”. Todavia, o pastor luterano Ismar Lambrecht Pinz, de Pelotas, RJ, teme que o sistema de salvação por meio de obras e dos méritos dos santos continue acima da obra de Jesus na doutrina católica. A propósito, vale a pena ler e reler a passagem da Carta aos Hebreus: “Porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez” (Hb 10.10).

Foi Jesus quem removeu o pecado para sempre e num único dia -- na Sexta-Feira da Paixão, em abril do ano 30 da era cristã --, quando “o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo” (Mt 27.51)!

Com três meses de antecedência, Ultimato coloca nas mãos dos leitores de ambas as confissões cristãs -- católicos e protestantes -- a matéria de capa da presente edição exclusivamente sobre Jesus, para que a Semana Santa de 2014 seja a mais impactante dos últimos anos!

Agradecemos a colaboração de Ariovaldo Ramos durante seis edições de Ultimato em 2013, na seção “Pergunte ao Ari”. Ele despede-se da revista e passa a integrar o rol de articulistas do portal Ultimato.

Boa leitura!

Equipe Ultimato


Leia mais
Chegou a hora de revisitar, reafirmar e recapturar o Evangelho

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.