Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Capa

Ilhas de resistência

 Ainda bem que a Bíblia situa a história de Rute na época em que Israel era governado por juízes (Rt 1.1). Nesse período, por falta de um governo forte e central, cada um fazia o que queria, o que achava certo aos seus próprios olhos (Jz 21.25). Era o governo sem governo, o regime da permissividade. Por isso, os rapazes bissexuais de Gibeá, na tribo de Benjamim, não podendo abusar do levita em trânsito pela cidade, estupraram sua mulher até a morte, a noite inteira (Jz 19.22-30). Por isso, as autoridades de Gibeá não puniram os rapazes, provocando assim uma guerra civil que matou mais de 40 mil israelitas e mais de 25 mil benjamitas, o que resultou na extinção de uma das doze tribos de Israel (Jz 20.1-48).
É incrível que a história de Rute esteja inserida neste espaço temporal e geográfico (tanto o primeiro como o segundo marido de Rute eram de Belém, uma cidade quase encostada a Gibeá, onde se deram os crimes envolvendo os tais rapazes bissexuais). A vida de Rute e Boaz era um verdadeiro oásis no meio de um deserto de lama. Outra família igualmente especial e do mesmo período era a de Elcana e Ana, pais de Samuel, o último dos juízes (1Sm 1.1-3).
Tanto na história do Antigo Testamento como em toda a história da Igreja, Deus nunca se deixa sozinho no panorama mundial. Aqui e ali, ontem e hoje, sempre há ilhas de resistência no mar de corrupção, por meio das quais Deus fala e sustenta a verdade e a justiça. A figueira é sempre teimosa e sabe resistir à seca. Os galhos podem ser cortados, mas o tronco e a raiz sempre ficam e tornam a florescer e frutificar. Por ter Cristo como a pedra principal, que sustenta todo o edifício, a Igreja é “tão exuberante e tão cheia de energia que nem as portas do inferno serão capazes de obstruir seu avanço” (Mt 16.18)!

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.