Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Notícias

Campanha comemora o Dia Mundial do Banheiro
Uma campanha inusitada pretende sensibilizar o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, para o problema da falta de saneamento básico nos países pobres. A organização cristã Tearfund e a instituição de assistência social Cord lideram o Dia Mundial do Banheiro (19 de novembro). A campanha encoraja a população a enviar mensagens por e-mail ao primeiro-ministro pedindo que ele doe ofertas para a construção de banheiros em Burundi, um pequeno e pobre país africano devastado pela guerra civil. A frase principal da campanha é provocativa: “David Cameron sabe tudo sobre a importância de ter uma moradia segura, mas e sobre ter um banheiro decente?”. Segundo os organizadores, com o apoio público de Cameron, a campanha pode chegar aos ouvidos dos mais poderosos.
A campanha de arrecadação de fundos para a construção de banheiros em Burundi foi lançada em 2008 e já beneficiou 9 mil pessoas. O doador faz a doação, que é destinada à construção de banheiros seguros e higiênicos, além de facilitar o acesso à água potável e o desenvolvimento de ações de educação e higiene. Em troca, ele recebe um certificado e uma foto do novo banheiro construído com sua ajuda.

Vaticano cria órgão para evangelizar batizados
A Igreja Católica criou um novo departamento para evangelizar os já batizados. O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, criado em outubro de 2010, será responsável por encontrar formas adequadas de evangelização dos “muitos batizados que não compreendem mais o sentido de pertença à comunidade cristã”, disse à agência Zenit o presidente do conselho, Dom Rino Fisichella. Um dos objetivos do órgão será a promoção do estudo e da difusão do “Catecismo da Igreja Católica”, publicado em 1992. Dom Fisichella promete se apropriar de ferramentas mais atuais de comunicação, entendendo que estas “têm o leme da cultura e da mentalidade no contexto atual”.

Cristãos começam a se mobilizar para a Copa 2014
Muitos cristãos já estão planejando ações para o período da Copa do Mundo de Futebol em 2014, quando os olhos do mundo todo estarão voltados para o Brasil. A Rede Evangélica Nacional de Ação Social, Visão Mundial, Makanudos, Exército de Salvação e outras organizações querem aproveitar o campeonato mundial e realizar campanhas nas cidades-sede contra o turismo sexual de crianças e adolescentes. “Queremos mostrar ao mundo não somente os cartões postais, mas também a realidade de nossas crianças”, dizem os organizadores. Entre as atividades planejadas, estão passeatas para mostrar a situação de exploração sexual das crianças no país.

Congresso Brasileiro de Missões vai discutir relevância para o mundo atual
“A Missão Transformadora diante da Realidade Mundial”. Esse foi o tema escolhido para o próximo Congresso Brasileiro de Missões (CBM), que acontece entre 10 e 14 de outubro de 2011. Será a sexta edição do maior congresso evangélico de missões do país.
O aumento da globalização, da crise financeira global e da perseguição religiosa estão entre os desafios atuais considerados mais importantes pela coordenação do evento. Outras questões prioritárias são a desigualdade entre pobres e ricos, a propagação da aids e o aumento do número de crianças em vulnerabilidade social. O congresso pretende também discutir a situação dos chamados “povos não-alcançados”, ou seja, sem presença cristã.
Segundo Silas Tostes, presidente da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB) e coordenador do congresso, “o 6º CBM pertence a um contexto maior de despertamento missionário; porém, o seu contexto histórico próximo nos levou a considerar como poderemos ser relevantes à luz dos grandes desafios atuais. Assim, após oração, reflexão e muito diálogo, nos pareceu bem definir que esse fosse o tema do congresso”.
O evento espera receber até 2 mil pessoas em Caldas Novas, GO, e será organizado na tentativa de dar um equilíbrio entre teoria e prática. Haverá três principais momentos, cada um com um foco diferente: fundamentação bíblica, desafios atuais e experiências práticas. Também haverá minicursos, seminários e trilhas históricas. Informações: www.congressobrasileirodemissoes.com.

Mais de 1 milhão de crianças nasceram fora do casamento nos Estados Unidos
Em 2008, nasceram nos Estados Unidos, fora do casamento, 1,72 milhão de crianças. Os dados são do Departamento do Censo dos Estados Unidos, que divulgou a pesquisa “Casamento: a melhor arma americana contra a pobreza infantil”, em setembro de 2010. Segundo o censo, 75% das mães de crianças nascidas fora do casamento eram mulheres adultas jovens entre 19 e 29 anos.
Outros números do censo revelaram ainda que o índice de pobreza para os progenitores solteiros com filhos em 2008 no país era de 36,5% (este número ficou em 6,4% entre casais casados que têm filhos). O autor da pesquisa, Robert Rector, acha que “o casamento continua sendo a arma mais forte contra a pobreza na América do Norte; ainda assim, continua diminuindo”.

Brasil perde dois tradutores da Bíblia
O mineiro Josué Xavier e o paulista Werner Kaschel. Os nomes desses estudiosos não são conhecidos nas igrejas, mas o trabalho que realizaram faz diferença sempre que abrimos a Bíblia. Eles ajudaram a traduzir a Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), e assim aproximar o conteúdo das Escrituras Sagradas da língua falada pela população brasileira.
Ambos morreram em 2010: Josué, em 31 de março, aos 75 anos; e Werner, em 8 de novembro, aos 85. Ambos eram também pastores: Josué, presbiteriano, e Werner, batista. Especialista em Antigo Testamento, tradutor de hebraico e revisor de língua portuguesa, Josué trabalhou na SBB durante 27 anos -- de 1980 a 2007. Werner era doutor em teologia e especialista em hebraico. Ele traduziu todos os livros do Antigo Testamento. Em sua última entrevista, em julho de 2010, à revista “A Bíblia Hoje”, Werner defendeu a causa de toda a sua vida: “A Palavra de Deus deve ser compreendida por todos. E isso inclui ricos, pobres, cultos e incultos”.


Assine Ultimato. Receba a sua revista em casa e leia primeiro também a edição online.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.