Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Notícias

Biografia de Marina Silva terá 100 mil exemplares
Será lançada em junho uma das biografias com maior tiragem em 2010: “Marina”, que conta a história da senadora Marina Silva (PV-AC). Escrito pela jornalista evangélica Marília de Camargo César, o livro será publicado por uma editora também evangélica (Mundo Cristão) e terá uma tiragem inicial de 100 mil exemplares.

A autora do livro disse à “Folha de São Paulo” que “Marina chorou várias vezes nas entrevistas”. Com formato de livro-reportagem, “Marina” conta a história da senadora desde a vida no seringal, a luta pela saúde, o ingresso em movimentos militantes, a carreira política e a luta em favor do meio ambiente. O prefácio é do cineasta Fernando Meirelles, que define Marina como “boa escutadora, que conhece e respeita o peso das palavras e as usa com coerência, precisão e propósito”. Segundo Mark Carpenter, diretor da editora Mundo Cristão, o livro vem sendo produzido há dois anos, época em que o contrato foi assinado e quando a senadora ainda era ministra do Meio Ambiente.

A trajetória de Marina não é marcada apenas pela luta política, mas também pela debilidade física (foi vítima de hepatite, leishmaniose e consequente contaminação com mercúrio) e por uma profunda transformação espiritual (queria ser freira, mas se tornou evangélica da Igreja Assembleia de Deus).

Um dos capítulos do livro traz o depoimento de Fábio Vaz, esposo de Marina. Ele conta como ela deixou o ateísmo marxista e retornou à fé cristã. “Ela chegou a me dizer que Deus não existia. Ela diz hoje que, no fundo, acreditava em Deus, mas publicamente defendia que a religião era a utopia do povo. Aquele discurso marxista era de consenso. Todos aderiram a isso. A gente se converteu a essa visão; era o que todos nós consumíamos”, afirma.

Em entrevista à revista “TPM” (13 de novembro de 2009), Marina afirmou nunca ter sofrido preconceito por causa da cor, por ser pobre ou por ter trabalhado como empregada doméstica. Mas por ser evangélica, sim. “As pessoas têm uma visão preconcebida [...]. Preconceito é quando você generaliza uma coisa: se você é evangélico, é conservador.”

Marrocos intensifica deportações de missionários
Uma onda de deportações tem atingido o trabalho missionário no Marrocos. Segundo o missionário brasileiro Estevão Ibrahim (pseudônimo), desde o fim de 2009 cerca de sessenta missionários evangélicos foram deportados pelo governo do Marrocos, sob a acusação de proselitismo. Em um único dia, vinte pessoas foram mandadas de volta para seus países de origem. É o caso de um missionário inglês que estava há dezoito anos entre os marroquinos. Por falar o árabe local e ensinar o árabe clássico, era considerado um dos missionários mais respeitados. Até obreiros que cuidavam de crianças órfãs tiveram de abandoná-las por serem obrigados a deixar o país.

Estevão Ibrahim morou de 2003 a 2005 no Marrocos e conta que, ao contrário das estatísticas mais otimistas que estimam 10 mil crentes, o país conta com apenas cerca de setecentos evangélicos. Isso porque as igrejas são, em sua maioria, clandestinas, o que não permite fazer estimativas exatas. “Creio que essa onda de deportações é um alerta de Deus para os cristãos em Marrocos”, afirma. Outro missionário brasileiro, que não quis revelar o nome, tem a mesma opinião: “Deus está agindo e, ao vermos missionários sendo expulsos, pode bem ser o caso de estarmos presenciando uma nova realidade: a pequena igreja marroquina terá de corajosamente assumir a sua responsabilidade dentro de seu próprio país. Ao longo da história os planos de Deus prevalecem, seja a que custo for. Mesmo a preço de cruz”. Marrocos é uma monarquia e está localizado no extremo noroeste da África, na fronteira com a Espanha. É um país com 99% da população islâmica.

Cristãos asiáticos buscam aproximação com brasileiros
A Sealink, rede de plantio de igrejas para o sudeste asiático, e a Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB) vão promover uma consulta missionária entre os dias 16 e 18 de novembro, em São Paulo. Sete líderes do sudeste asiático, especialistas em plantio de igrejas, querem dialogar com pastores, líderes de departamentos de missões, professores, missionários e diretores de agências missionárias. A ideia é construir pontes de comunicação e de trabalho entre as lideranças brasileira e asiática. A expectativa da AMTB é que, a partir desse encontro, surjam oportunidades de trabalho missionário para a igreja brasileira no sudeste asiático. Informações: www.consultamissionaria.com.

Consulta quer repensar caminhos da Missão Integral
“De Lausanne à Cidade do Cabo -- Caminhos, Descaminhos e Novos Desafios para a Missão Integral no Brasil.” Este é o tema da consulta anual da Fraternidade Teológica Latino-Americana -- Brasil (FTL). O objetivo da consulta é “fazer uma releitura da caminhada da Teologia da Missão Integral, visando construir e renovar caminhos para a reflexão teológica e ação pastoral”. Haverá meditações bíblicas, conferências, apresentação de trabalhos acadêmicos, testemunhos, debates e um festival de artes. O evento será realizado na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, entre 3 e 5 de junho. Informações: secretaria@ftl.org.br.

Além dos membros da FTL-Brasil, estarão presentes na consulta os brasileiros que irão ao Congresso de Evangelização Mundial Cidade do Cabo 2010, organizado pelo Comitê Lausanne.

Pesquisa propõe oito padrões de qualidade para a igreja local
Quais os padrões de qualidade para o crescimento de uma igreja local? Em busca de respostas, os estudiosos Christian A. Schwarz e Christoph Schalk fizeram, durante dez anos, em conjunto com a Universidade de Würzburg, na Alemanha, um levantamento em mais de mil igrejas, em 32 países de cinco continentes. O objetivo da pesquisa foi descobrir quais os fatores e as razões que provocam ou não o crescimento de igrejas.

Os dois estudiosos estabeleceram oito padrões que, segundo eles, em essência, estão presentes em todas as igrejas e dos quais depende a saúde de cada uma: liderança capacitadora, ministérios orientados pelos dons, espiritualidade contagiante, estruturas eficazes, culto inspirador, grupos pequenos holísticos (células ou familiares), evangelização orientada para as necessidades e relacionamentos marcados pelo amor fraternal. Schwarz e Schalk garantem que não estão apresentando mais um modelo de crescimento de igreja, mas sim oferecendo princípios que têm validade para igrejas em todo o mundo e que não dependem “de receitas prontas”.

O resultado dessa pesquisa está descrito no livro “O Desenvolvimento Natural da Igreja”, publicado pela Editora Esperança.

Brasileiro é eleito diretor de divisão da Aliança Batista Mundial
O pastor e professor Raimundo César Barreto foi eleito em março deste ano diretor da Divisão de Liberdade e Justiça da Aliança Batista Mundial (ABM, www.bwanet.org). Barreto é a primeira pessoa a assumir o cargo. A divisão trata de questões de direitos humanos e liberdade religiosa. A ABM mantém membresia em várias agências das Nações Unidas e Barreto vai coordenar o relacionamento entre a ABM e essas agências. O líder batista graduou-se no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife, PE, e é doutor em ética social cristã pelo Seminário Teológico Princeton, em Nova Jersey, Estados Unidos. Barreto foi pastor da Igreja Batista Esperança em Salvador, BA, e coordenador geral para o Centro de Ética Social Martin Luther King Jr. no Brasil. Os interessados em conhecer o trabalho da ABM no campo dos direitos humanos podem escrever para rbarreto@bwanet.org.

Evangélicos ajudam 10º município mais pobre do Brasil
“Jesus Cristo, nosso fundamento” -- esse é o lema estampado no barco da Associação Pró-Ribeirinho. Pelas águas dos rios que banham o município de Portel, PA, no extremo norte do Brasil, equipes missionárias chegam a dezenas de pequenas aldeias isoladas e levam literatura bíblica, oferecem atendimentos médicos, desenvolvem projetos comunitários para geração de renda e investem na alfabetização de adultos e no reforço escolar de crianças. Os beneficiários são os chamados ribeirinhos, moradores tradicionais das margens dos rios. “Somos enviados para que nos identifiquemos com as pessoas, pois Jesus Cristo se identificou conosco”, diz o pastor Luiz Fernando Oliveira, presidente da associação.

Portel é o 10º município mais pobre do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de analfabetismo chega a 44% e 78% da sua população vive abaixo da linha de pobreza.

O projeto Pró-ribeirinho enviou sua primeira equipe em 1993. Graças a ele, dez igrejas evangélicas já foram plantadas no município. A iniciativa tem o apoio da Aliança Missionária da Suíça e da Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil (AICEB).

Site explica como as igrejas devem tratar as crianças
O recém-lançado hotsite da Campanha Latino-Americana pelos Bons Tratos da Criança no Brasil traz farto material sobre como cristãos e igrejas devem tratar as crianças. Entre os recursos disponíveis estão estudos bíblicos, artigos, notícias, um guia metodológico da campanha e um questionário para as igrejas locais avaliarem como estão se relacionando com as crianças. O endereço é www.maosdadas.org/bonstratos.

A violência infantil é um problema mundial. As Nações Unidas estimam que de 133 a 275 milhões de crianças em todo o mundo testemunham violência doméstica anualmente. A Organização Mundial da Saúde calcula, com base em dados nacionais limitados, que quase 53 mil crianças morreram em todo o mundo em 2002 em decorrência de homicídios.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.