Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Exclusivo Online — A redenção das sete artes: dança

A redenção das sete artes: dança

Marcela Carolina Rocha

Já podemos ver, mesmo que minimamente, alguma reflexão sobre o papel e o espaço da arte na vida cristã. No que se refere à dança, existem duas posições que me parecem preocupantes. Temos os entusiastas da dança que, às vezes sem critério ou técnica (mesmo tendo boa vontade), tentam “enfiar goela abaixo” a dança no meio da liturgia, sem se preocuparem com o real sentido do que fazem. A consequência disso é, muitas vezes, a mudança do foco, em que a arte em si não é problematizada. Além disso, surgem distorções estranhas, como tentativas de sacralizar algum tipo de dança em detrimento de outras, como se um movimento fosse, em si, mais santo do que outro. Ou ainda, como se a apreciação da beleza e da criatividade -- que nos foi dada por Deus -- precisasse passar por algum filtro de justificação para poder existir.

A outra posição é a dos ainda não convencidos, dos desconfiados em relação à dança. Por se tratar de uma arte com o foco no corpo, temos grandes restrições a serem vencidas. O argumento é simples: Cristo nos redimiu por inteiro e podemos e devemos proclamar a verdade da Bíblia em todos os âmbitos da vida. Nenhuma atividade humana está excluída do senhorio de Cristo por meio da cruz. Basta que de fato entreguemos tudo a ele. Não adianta entregarmos a racionalidade, a ciência, a técnica, e jogarmos fora do pacote a subjetividade e a criatividade. O ser humano é tudo isso! Essa segregação é loucura e tira tanto da arte quanto do artista a autonomia que lhe é legítima. É preciso compreender que a dança (e a arte de um modo geral) evidencia por meio de escolhas estéticas os valores de quem a produz. Numa época em que tantas barbáries são impostas ao corpo, precisamos, como cristãos, recuperar valores e proclamar a verdade também por meio da arte com o corpo.


• Marcela Carolina Rocha é bailarina, estudante de filosofia, e faz parte do Programa de Dança Experimental da UFMG.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.