Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Novos acordes

Uma longa caminhada pela frente

Carlinhos Veiga

Tarde de sol. Uma brisa fresca soprava sobre os transeuntes da Avenida P. H. Rolfs. As pessoas iam aos poucos se dirigindo ao templo da Igreja Presbiteriana de Viçosa e, entre abraços e sorrisos, se assentando nos bancos de madeira. Era a abertura do Encontro de Amigos, promovido pela Ultimato em comemoração aos seus 40 anos.

Há muito eu não via tanta gente importante reunida. Homens e mulheres que por anos labutaram na construção da identidade evangelical da igreja brasileira. Infelizmente, por causa de uma série de questões, o grupo coeso de líderes que sonhava com um Brasil diferente, com uma igreja mais atuante e presente, havia se dissipado. Os fóruns que inspiraram a igreja brasileira na década de 80 e parte da década de 90 já não existiam mais. Somava-se ainda a desarticulação própria da pós-modernidade, que nos dá uma sensação de vazio, incompletude e solidão, apesar da agenda alucinante e do atropelo de atividades.

Agora alguns desses significativos líderes voltavam a se reunir. Graças a Deus pela revista Ultimato, que ainda conservou espaço para lermos pessoas como Valdir Steuernagel, Robinson Cavalcanti, Rubem Amorese, Ricardo Gondim, Ricardo Barbosa, Bráulia Ribeiro, Mark Carpenter, entre outros, regidos pela batuta do admirável Elben César, pastor e incentivador de todos. Foi uma oportunidade fantástica, pois uma coisa é ler esses articulistas, outra é ouvi-los, juntos, dialogando sobre temas tão desafiadores.

Coube a mim a responsabilidade de conduzir a música do encontro. Cuidar da escolha e regência de canções que relembrassem a nossa identidade cristã reformada e as silhuetas da nossa feição evangelical. Canções que nos relembrassem que, apesar de vivermos num mundo confuso e complexo, servimos ao Deus soberano e Senhor da história. Canções que falassem à alma e ao corpo de uma igreja que prega e proclama um evangelho integral, que anuncia e vive o reino de Deus, que sonha com ardente expectativa os céus, mas que caminha com os pés na poeira desse chão. Canções que nos lembrassem que somos brasileiros, povo de uma bela e rica cultura; que temos um compromisso com a transformação do nosso país, cercado de tanta injustiça e corrupção, sem, contudo, abrirmos mão da nossa vocação missionária transcultural. Canções que exaltassem o Deus a quem amamos e servimos e que inspirassem o seu povo na caminhada.

O desafio era enorme, pois desde Lausanne muito se escreveu sobre teologia e missão da Igreja, sob uma perspectiva evangelical, mas pouco se cantou. Sinto que ainda faltam-nos artistas-pensadores que triturem toda essa densa teologia e a tornem degustável para a igreja de meninos, adolescentes, jovens e velhos do nosso país. Que façam essas verdades desafiadoras serem transformadas em canções de adoração comunitária e músicas populares para a sociedade.

Nos últimos cinco anos tenho tido o privilégio de apresentar aqui artistas que se empenham nesse esforço. Gente que busca aprimorar seus dons e talentos para servir ao Rei Jesus. Que Ultimato continue sendo esse espaço onde a boa teologia seja elaborada e as manifestações artísticas fruto desse pensar, apresentadas à igreja.

Confesso que não sei se consegui cumprir a contento a tarefa musical nesse encontro de amigos. Mas sei que a graça do Senhor foi derramada sobre todos nós, revelando que, apesar desses 40 anos já vividos pela Ultimato, ainda há longa caminhada pela frente. Que venha o reino!


Carlinhos Veiga é músico e pastor da Igreja Presbiteriana Lago Norte, em Brasília.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.