Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Carta ao leitor

Um passo para trás e dois para frente

Excepcionalmente a matéria de capa da presente edição está ocupando 14 páginas e os artigos da seção Especial, mais sete páginas. Somando-se com a entrevista concedida por Harold Segura, estamos colocando nas mãos do leitor uma batelada de textos envolvendo a igreja no seu sentido amplo, o corpo de Cristo, e não no sentido limitado de igreja católica ou igreja protestante. Afinal, o Brasil está chamando a atenção do mundo todo por sermos o país mais católico e mais pentecostal de todos os continentes (temos quatro vezes mais pentecostais do que os Estados Unidos). Além do mais, no mês de maio de 2007, hospedamos o papa Bento XVI e a V Conferência Episcopal Latino-americana e Caribenha. 

Segundo o teólogo colombiano Harold Segura, nosso entrevistado, os bispos aqui reunidos deram “um paso atrás y dos adelante”. Isso significa que houve avanço. Se nem todas as coisas foram resolvidas a contento para a ala conservadora ou para a ala progressista, a resolução da Igreja Católica de reevangelizar a grande multidão de cristãos nominais no continente americano, os não-convertidos, é uma notícia muito alvissareira. “Não é mais possível”, alertou Dom Cláudio Hummes, “que os católicos sejam apenas de tradição, porque receberam a fé dos pais”. 

Na mensagem final, os bispos declararam: “Ao terminar a Conferência de Aparecida, no vigor do Espírito Santo, convocamos todos nossos irmãos e irmãs para que, unidos, realizemos com entusiasmo a grande missão continental. Será um novo Pentecoste que nos impulsione a ir, de modo especial, em busca dos católicos distanciados e dos que pouco ou nada conhecem de Jesus Cristo, para que formemos com alegria uma comunidade de amor do nosso Deus Pai. Missão que deve chegar a todos, permanente e profundamente”. 

Os observadores evangélicos disseram que é a primeira vez que os católicos admitem oficialmente que o continente está cheio de católicos batizados, mas não de discípulos convertidos e praticantes da fé. Um bispo do Equador usou o verbo reevangelizar, a gosto dos protestantes (com referência aos protestantes nominais da Europa) e não a expressão nova evangelização, mais a gosto dos católicos. 

O pastor pentecostal chileno Juan Sepúlveda, um dos observadores protestantes da conferência, acredita que os católicos vão entender melhor a acentuada característica protestante, a sua ênfase na evangelização. 

Sejamos protestantes ou católicos, todos precisamos sonhar com uma igreja cada vez mais coerente, pura e santa. É o sonho da virgem intacta, de acordo com o que está escrito na seção "Especial".

E. César

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.