Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Ação mais do que social

A última atividade do treinamento deste ano de uma organização, localizada numa cidade do interior de Minas, que apóia 300 adolescentes e crianças, foi o comissionamento e envio de seus 30 agentes sociais (professores, coordenadores, agentes administrativos, cozinheiras, faxineiras) para mais um ano de missão. Cinco pastores de quatro diferentes denominações oraram e impuseram as mãos sobre eles.”



Uma adolescente de 16 anos respondeu da seguinte forma à pergunta ‘O que você quer ser?’, título da redação de um exame seletivo a que se submeteu: ‘Eu quero ser jornalista, para noticiar alegria e vida, para trazer esperança, para contar sobre a vida de gente humilde e mostrar para muitos que não adianta querer brilhar se não nos submetermos ao sol da justiça’.”



Todas as manhãs, o escritório central de uma organização com projetos de abrangência nacional inicia suas atividades com uma devocional. Semanalmente, toda a equipe memoriza um verso bíblico que fala sobre a criança. Eles desejam que a teologia faça diferença no seu dia-a-dia com as crianças.”



É para falar disto que nasce essa seção.

Para divulgar e celebrar o fato de que irmãos de todos os cantos do país estão, cada um à sua maneira, abrindo “buracos na escuridão”. A sua ação é mais do que social. É ação e é social. Mas é também missão. Esses agentes são construtores do reino de Deus, cujos sinais se manifestam hoje e cuja plenitude aguardam no futuro. Que estas notícias contagiem os leitores de Ultimato.



Celebrando a revista Mãos Dadas

Um levantamento inicial identificou 1.200 organizações e projetos evangélicos de ação social no Brasil, sendo a maioria deles com o foco na criança e no adolescente. Alguns acreditam que este número seja superior a 5.000. Não seria exagero concluir que há milhares de agentes sociais evangélicos diretamente envolvidos no apoio às crianças e aos adolescentes.

É especialmente para este público que a revista Mãos Dadas foi criada. Em novembro de 2004 ela completou quatro anos.

Mãos Dadas procura ser equilibrada trabalhando com ferramentas novas e eficazes, ao lado de bases de fé antigas e firmes. Com uma linguagem acessível ao seu público, pretende edificar, encorajar e capacitar o agente social, incentivando a troca de experiências.

Por ano, são publicadas três edições, no formato de revista, com 16 páginas. A tiragem total é de 35 mil exemplares. Destes, 15 mil são enviados aos agentes sociais e o restante, encartado na revista Ultimato (apenas para os assinantes), com o objetivo de desafiar a igreja evangélica a olhar de forma especial para as crianças e para os adolescentes em situação de risco. Na segunda edição, a equipe editorial de Mãos Dadas relembrou a origem da escola dominical, motivada principalmente pelo desejo de um jornalista de melhorar as condições sociais das crianças de Gloucester, na Inglaterra.

Um dos aspectos que mais chamam atenção nesse projeto é o seu modelo de sustentação: 26 organizações de diferentes portes (no início eram apenas cinco), com ênfases e metodologias diversas, se uniram para mantê-lo financeira e institucionalmente. Anualmente, os parceiros se reúnem para discutir a pauta, avaliar o ano anterior, trocar experiências e orar juntos. O ponto de contato é o desejo de transformar integralmente a vida de milhares de crianças do nosso país. A certeza de que Deus tem esse mesmo projeto dá unidade ao grupo.

A Editora Ultimato é a parceira encarregada da produção e distribuição da revista Mãos Dadas. Para tanto, empresta salas de sua sede para a equipe editorial. Toda a equipe da editora tem um tremendo entusiasmo por esse projeto. Há três anos, participamos ativamente do Dia Mundial de Oração, cuja divulgação está a cargo de Mãos Dadas Para transformar a realidade, o principal recurso continua sendo a oração!



A volta da esperança

Há 25 anos, a cidade paranaense de Jundiaí do Sul tinha 17 mil habitantes. Hoje esse número não passa de 3 mil. A emigração maciça para outros Estados em busca de trabalho levou a cidade à decadência. Sem indústrias, sem progresso, Jundiaí do Sul foi relegada ao ostracismo e à pobreza. As igrejas evangélicas da cidade também sofreram as conseqüências. De 150 membros, a Igreja Presbiteriana local tem hoje apenas 14 membros — a maioria, idosos. O que está levando alegria novamente a essa igreja são as crianças. O pastor Davi de Oliveira e sua esposa, Adriana, estão acolhendo meninos e meninas pobres da cidade, filhos de trabalhadores rurais, os chamados bóias-frias, no amplo espaço da igreja. Mãos Dadas já chegou a Jundiaí do Sul. Ao conhecer a revista, Adriana sentiu-se encorajada ao saber que outras pessoas apóiam seu ministério e que ela pode trocar experiências com outras igrejas e organizações sociais que atendem crianças em situação de risco. Ela sabe que não se constrói esperança sozinho.



Na terra de Lampião

Serra Talhada, sertão pernambucano — pouca chuva, chão poeirento, vegetação seca. Foi lá que nasceu, há mais de 60 anos, Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião. Hoje, o Projeto Piloto de Ação Comunitária (PRONAC) incentiva mais de 900 crianças a não desistir de lutar por dignidade, assim como os contemporâneos de Lampião. O PRONAC valoriza a cultura nordestina e mostra o amor de Deus em meio ao sol escaldante. Mãos Dadas é usada como material de apoio pelos professores desse projeto.



Oportunidades

Se você recebe Ultimato com Mãos Dadas, e ela não é útil a você, passe-a para outra pessoa: um professor de escola dominical, amigos envolvidos em ação social ou um professor do ensino básico. Se você não recebe Mãos Dadas e tem interesse em recebê-la, faça o seu pedido.



Para receber gratuitamente:

Revista Mãos Dadas
E-mail: maosdadas@ultimato.com.br
Telefone: 31 3891-3149
Caixa postal 88
36570-000 Viçosa, MG

Atalhos, boletim eletrônico da Rede Evangélica
Nacional de Ação Social (RENAS)
E-mail: rede@ultimato.com.br

Histórias contadas no início desta matéria (na íntegra) e artigo sobre a origem da escola dominical
E-mail: rede@ultimato.com.br

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.