Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — --

Arte para todos

Quem se importa com os hinos?

 

Klênia Fassoni

 

Não são muitas as igrejas que cantam congregacionalmente os hinos antigos. Não são poucos os mais idosos que sentem falta deles. Para quem tem saudade dos velhos hinos, e para os jovens que têm abertura para o “novo”, o site Hinologia Cristã é um prato cheio.

 

Segundo Simei Monteiro, colaboradora do site, não há muito interesse na divulgação de hinos e cânticos de nossa tradição hinódica. Uma cultura do cântico “descartável” permeia o repertório das igrejas o que relativiza o valor documental dos cânticos, os quais vão se tornando apenas “da moda” ou “hits” do momento. Hinologia.org surgiu para preencher esta lacuna. Seu idealizador é o jovem Robson José dos Santos Júnior, músico cristão, que recebe o apoio necessário de sua igreja para este trabalho. São muitos os colaboradores.

 

O site, além de ser um guardião das letras dos hinos, traz notícias, artigos e multimídia.  A lista de biografados é extensa: muitos autores de hinos, Jerônimo Gueiros, João W. Faustini, Sérgio Pimenta. Os artigos trazem temas variados, tais como: Como compor hinos, Os Wesleys e o canto congregacional, Calvino e a música, Hinos famosos, O despontar da hinódia cristã, Salmos, hinos e cânticos.

Uma das matérias faz uma justa homenagem à dona Henriqueta Rosa Fernandes Braga (1909-1983). Ela é autora de “Pontos de História da Música”, “Música Sacra Evangélica no Brasil” e o verbete sobre este assunto para a “Grande Enciclopédia Delta Larousse”, nas edições de 1970 e 1979. Doutora em música, foi membro titular da Academia Nacional de Música, e, com apenas 27 anos de idade, passou a lecionar na atual Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante muitos anos contou nas páginas de Ultimato a história dos hinos.

 

Klênia C. Fassoni é diretora geral da Editora Ultimato.

 

LEIA MAIS
As histórias de cinco hinos publicadas em Ultimato entre 1968 e 1982, da autoria de Henriqueta Rosa Fernandes Braga

 

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.