Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — --

Arte para todos

Que transborde a poesia!

Ela tem 60 anos. Os poemas dela são publicados em boletins mensais da igreja local da qual ela é membro. Essa é a espanhola Gloria Sánchez. Com simplicidade reverente, ela confessa ao Senhor: “Prisioneira de teus braços eu me encontro / doce prisão, que da minha me libera, / e sentindo-me por ti tão cativada / em teus laços eu me sinto liberada”.

A riqueza e a amplitude da palavra poética em diálogo com a Palavra foram sensíveis em Salamanca, Espanha, no 4º Encontro Cristão de Literatura, ocorrido no dia 14 de setembro de 2013. Os poemas vindos de vozes distintas atualizam e intensificam o texto bíblico, além de testemunharem episódios de espiritualidade e de devoção cristãs.

Percorrendo algumas das produções divulgadas no encontro, percebe-se como o exercício poético é abençoador. No soneto “Oração”, de José Valle Alonso, a condição humana é apontada como “noite interminável, escura”, gerando no sujeito o clamor “abraça minha dor e meu pecado”. Araceli Sagüillo poetiza sobre a comunidade de fé, dizendo: “Se Deus vive no céu, e sobre a terra existem / somente o dia e a noite... / Então, irmão, sozinhos tu e eu / mortos de frio”. O poeta Juan Ángel Rechy pede a Deus: “Põe teu silêncio em nossos ouvidos, / fala-nos”.

“A poesia existe nos fatos” -- dizia Oswald de Andrade, compartilhando a ideia de que poesia e vida cotidiana têm tudo a ver. Que o Criador sopre sobre nossas comunidades cristãs brasileiras um vento de poesia. Que nossas vivências também se traduzam em poemas. Que alegria seria ter a nossa linguagem desautomatizada para que, criativamente, pudéssemos testemunhar do Verbo! A intercessão da irmã castelhana Elena Santana poderia se tornar nossa oração: “Abençoa-me / com tua mão de poeta”.


• Edson Munck Jr, 26 anos, de Juiz de Fora, MG, professor e jornalista, é mestrando em estudos literários.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.