Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — --

Cinema

Clube de leitura de Jane Austen
Laryssa Caetano

Cinco mulheres contemporâneas decidem montar um clube de leitura das obras da escritora inglesa Jane Austen e durante seis meses veem suas vidas moldadas aos perfis dos personagens dos livros, que retratam uma Inglaterra cheia de valores burgueses, de bailes e de conflitos amorosos. Bernadette é a mais experiente, seis vezes divorciada e faz todas as leituras do grupo, que foi formado às pressas para tirar da depressão (causada pela morte do cachorro) a solteira convicta Jocelyn. Sylvia passa por um processo de divórcio; a filha Allegra, já adulta, se vê forçada a abdicar da independência para ajudar a mãe nesse processo. E Prudie, uma professora colegial, está à beira de um colapso por causa da morte da mãe e dos problemas com o marido.

Com base em um livro homônimo de Karen Joy Fowler, o filme segue a receita de Austen: coloca as mulheres neste ambiente feminino cheio de códigos e regras implícitas no centro da trama e os homens, como coadjuvantes. O marido de Sylvia começa a sentir falta do ambiente doméstico e procura a redenção; Grigg, o único homem que pertence ao clube de leitura, colhe todas as informações que pode para conquistar o coração irredutível de Jocelyn, enquanto o marido de Prudie se mantém distante dos dramas da esposa.

É nesse grupo de mulheres totalmente distintas que os personagens de Austen ganham vida ao chocar os dramas da mulher do século 21 com os da mulher do século 17 ao verem que as questões ainda são as mesmas. No fim, a angústia geral se resume ao medo da solidão que duela com o medo da entrega total a um homem não merecedor. Tudo colocado sob uma trilha sonora suave e um ambiente familiar, com doses de bom humor, que levam o espectador a ser coparticipante do clube, íntimo delas, enquanto abre mão da cortina que cobria a ótica feminina da vida.

Laryssa Caetano é jornalista e trabalha com inovação em micro e pequenas empresas. Foi uma das participantes do concurso cultural “Para quem gosta de cinema”, realizado pelo portal Ultimato (ultimato.com.br/edt/arte-e-cultura).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.