Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Arte para todos

Mãos que comunicam e criam

Nossa experiência em arte inclui um grupo de surdocegos que iniciou um curso de modelagem em argila em 2011. Apenas um deles já havia tido experiência com essa arte. Para os outros quatro surdocegos, era a primeira vez que enfrentavam o desafio de amassar argila e o fizeram com muita disposição e curiosidade. Iniciaram produzindo simples potinhos, foram se aperfeiçoando, sempre demonstrando muito interesse, e hoje já temos dois surdocegos trabalhando no torno elétrico.
 
O surdocego é um dos indivíduos mais isolados entre os deficientes devido à peculiaridade de sua comunicação, feita na maioria das vezes por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). É também dependente na locomoção. São poucas as oportunidades que ele tem de encontrar atividades que possa realizar com certa independência. A possibilidade de criar proporcionada pela oficina de cerâmica melhora sua autoestima e abre um novo campo de trabalho, surgindo assim uma oportunidade de inclusão.
 
Heldy, uma jovem surdocega, veio de Fortaleza para o lançamento do livro “Heldy Meu Nome”, que conta a história de sua vida. Participou de uma aula de cerâmica na oficina do Centro de Recursos em Múltipla Deficiência, Surdocegueira e Deficiência Visual (ADEFAV), em São Paulo, e ficou encantada. Demonstrou alegria ao modelar argila e produzir peças e confirmou nossa experiência que atesta a importância dessa arte para o surdocego. Heldy sorria durante o trabalho e logo quis telefonar para sua mãe para contar a nova experiência.
 
• Ana Maria B. Silva é especialista em educação de surdos e surdocegos e autora do livro Heldy Meu Nome – rompendo barreiras da surdocegueira.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.