Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Cinema

“Godspell”: lampejos de criatividade e esperança

“Godspell”, musical da Broadway baseado no Evangelho de Mateus, estreou em 1971. Em 1973, o filme e a trilha sonora fizeram com que seu sucesso fosse conhecido por todo o mundo. No Brasil, “Godspell” já teve quatro montagens: em 1973, em 1983, em 2002 e, recentemente, em 2012, em São Paulo. Filho da década de 70, o musical, seja nos palcos ou telas, continua emocionando-nos, graças à sensibilidade que carrega consigo.
 
O filme começa com uma voz, que logo descobrimos ser a de Deus, apresentando- se, bem como a sua criação. Junto com o som, a imagem de um muro pichado com símbolos coloridos. Deste passamos à cidade de Nova York. Por uma ponte vem João Batista, com um peixe bordado nas costas de seu casaco, arrastando seu carrinho. Em seguida, um trânsito congestionado e pessoas estressadas compõem o cenário no qual seremos apresentados aos demais personagens. Trata-se de pessoas comuns – um flautista, um vendedor, uma pretendente a artista, uma bailarina, uma estudante, uma garçonete, um guarda de trânsito, um pedestre –, que se unirão por um desejo pela arte, por algo além delas mesmas, quiçá, por uma sede de eternidade.
 
Atendendo ao chamado de João, serão batizadas, conhecerão Jesus e farão uma caminhada pelas ruas desertas de Nova York e por pontos de destaque da cidade. Por meio do teatro, da música, da dança, de mímicas, eles encenarão as parábolas e os ensinamentos de Jesus.
 
Há detalhes sutis que fazem com que o filme mereça ser visto inúmeras vezes, a fim de serem observados. Apesar de carregar riso e dor, terminamos de assisti-lo com um sorriso de esperança, muitas ideias na cabeça, alguma reflexão e a vontade de fazer com que o evangelho seja apresentado com toda a criatividade, alegria, leveza e densidade que ele merece.
 
• Mariana R. Furst é professora de língua e literatura francesas na Universidade Federal de Viçosa.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.