Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Capa

Qual o feito mais notável do ser humano?

Raquel Azeredo, nutricionista – O maior feito do homem foram as descobertas na área da medicina: a anestesia, as drogas que curam infecções, a insulina, os transplantes, os procedimentos médicos que retardam ou reduzem sintomas de doenças como câncer, aids etc. Esse bloco de feitos notáveis alivia o sofrimento e prolonga a vida humana.
 
Cláudia da Matta, engenheira agrícola – É difícil dizer qual é o mais notável feito do ser humano. Mas, como detesto sentir dor, diria que é a anestesia. Ainda mais a anestesia geral, que acho o máximo!
 
Delly Oliveira Filho, engenheiro eletricista – A invenção do sabão aumentou significativamente a expectativa de vida. Antes dele, não se lavavam as mãos – nem mesmo os médicos quando iam fazer uma cirurgia. Impressionam-me também os saltos tecnológicos das invenções.
 
Maurício D. Costa, engenheiro agrônomo – Um feito notável foi a elucidação da estrutura da molécula de DNA, realizada por James Watson e Francis Crick e publicada na revista Nature em 1953. O DNA armazena as informações genéticas da célula. Com o trabalho desses dois pesquisadores, passamos a entender como a informação genética é replicada e transmitida de geração a geração. A elucidação da estrutura do DNA está na base da chamada Revolução da Biologia, iniciada no século 20 e em curso até hoje. A reorganização da classificação dos seres vivos, o sequenciamento de genomas, a produção de organismos geneticamente modificados são apenas alguns exemplos dos reflexos diretos desse feito notável.
 
Gino Ceotto, físico – Os três mais importantes feitos do homem são a invenção das máquinas simples, da escrita e da matemática. Apesar de sua absoluta simplicidade, essas modestas máquinas trouxeram grandes avanços para a humanidade e se tornaram base para todas as demais máquinas (menos ou mais complexas) criadas ao longo da história (alavanca, cunha, plano inclinado, rodas e eixo, polias, engrenagens etc.).
 
Aguinaldo Pacheco, arquiteto – A maior descoberta do ser humano no século 20 foi o antibiótico. E o feito mais notável foi salvar aqueles mineiros no Chile.
 
Lúcia Duque Reis, pedagoga – A maior descoberta do ser humano é quando ele percebe que é dependente de Deus em tudo, mesmo em todo o conhecimento acumulado no correr da existência e nos estudos acadêmicos. Afinal, toda a nossa capacidade está no Senhor.
 
Mauro N. Rocha, engenheiro eletricista – A descoberta de como enviar e receber ondas de rádio, codificando-as para uso na comunicação à distância, foi algo fantástico. O rádio, o telefone, o radar, a televisão e, mais recentemente, a comunicação de dados via computadores expandirem o dom da comunicação que Deus nos deu. É impressionante como essa descoberta tão simples revolucionou e permitiu tanta coisa boa! Na área da biologia e medicina, a descoberta dos seres microscópicos foi um avanço incrível para a  prevenção de doenças. O que antes era uma “praga divina” (ou demoníaca) hoje pode ser evitada simplesmente lavando-se as mãos.
 
Eunize M. Zambolin, engenheira agrônoma – Todas as descobertas voltadas para o bem-estar humano, como vacinas, anestesia, tomografia, energia elétrica, entre outras, foram notáveis. No entanto, a descoberta da penicilina merece destaque especial, por ter livrado o ser humano das infecções bacterianas que provocavam doenças mortais, como tuberculose, pneumonia, meningite, sífilis, gangrena etc. A penicilina revolucionou a medicina e, a partir dessa descoberta, diferentes tipos de antibióticos vêm sendo produzidos e salvando milhares de vida.
 
Francisco M. C. Machado, advogado – A maior descoberta do ser humano foi a eletricidade. Embora ela exista na natureza, foi Benjamin Franklin quem a percebeu e possibilitou sua utilização. Sem ela, claro, não estaríamos nos comunicando como fazemos hoje.
 
Jimmy Griffith, filósofo – A obra-prima do ser humano só poderia ser algo que glorificasse o Senhor, pois esse é o nosso dever.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.