Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Missão integral

O poder para a missão

A Grande Comissão em Mateus 28.16-20 começa com uma afirmação da soberania universal do Senhor Jesus Cristo, prossegue com o mandato de fazer discípulos e termina com uma promessa relativa ao poder que tornará possível o cumprimento da missão: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (v. 20).

Os que escutaram tal promessa foram os onze discípulos convocados por Jesus Cristo para se reunirem com ele no monte da Galileia (v. 16), ou seja, trata-se do corpo apostólico. Nele “toda a igreja” estava representada. Só assim entendemos que a promessa tem vigência “até a consumação dos séculos” (v. 20). Consequentemente, podemos nos apropriar dela hoje, como discípulos de Cristo.

Jesus Cristo anuncia essa promessa, como no caso da afirmação de sua soberania universal e do mandato para fazer discípulos, justamente antes de desaparecer da vista de seus seguidores. A partir daquele momento já não estaria com eles corporalmente. Então, em que sentido ele estaria “com seus discípulos até a consumação dos séculos”? Embora não seja dito, há base para se afirmar que o Senhor se faria presente entre seus discípulos por meio de seu Espírito. No cenáculo, em seu discurso de despedida pouco antes da crucificação, ele havia dito isso aos discípulos (ver João 16.5-8; 12-15).

No lugar da presença corporal de Jesus Cristo, os discípulos poderiam contar com a presença do Espírito Santo, e para um duplo propósito. Primeiro, para convencer o mundo de sua necessidade espiritual e, por conseguinte, de sua necessidade de Deus. Segundo, para que os discípulos recebessem o ensinamento relativo a Jesus Cristo, o ensinamento indispensável para crescer na experiência de aprender a obedecer ao Senhor em tudo. A continuação da missão de Jesus Cristo “até a consumação dos séculos” não dependeria dos discípulos abandonados à própria sorte, mas da poderosa presença de Jesus com eles por meio do seu Espírito.

As outras quatro versões da Grande Comissão reiteram a promessa da presença do Espírito relacionada com a missão de fazer discípulos -- implicitamente em Marcos 16.15-18 e em Lucas 24.46-49, e explicitamente em João 20.22-23 e Atos 1.8.

O relato da primeira etapa do cumprimento dessa promessa é o tema do livro de Atos dos Apóstolos, que na realidade é o livro de Atos do Espírito Santo. Não é coincidência que o livro que narra a difusão do evangelho de Jerusalém a Roma -- o coração do império -- comece com a descrição do derramamento do Espírito (capítulo 2) e mostre repetidamente a ação do Espírito por meio dos discípulos, primeiro no mundo judeu (capítulos 2-7) e logo no mundo gentio (capítulos 8-28). Porém, todo esse relato é exatamente a narração de “todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas” (Atos 1.1-2).

O mesmo Jesus continuou atuando, no poder do Espírito, mediante seus discípulos. A missão de fazer discípulos que aprendam a obedecer ao ensinamento do Senhor em todos os aspectos da vida requer a participação humana, mas é essencialmente a mesma missão de Jesus Cristo por meio de seu Espírito.

Traduzido por Wagner Guimarães

C. René Padilla é fundador e presidente da Rede Miqueias, e membro-fundador da Fraternidade Teológica Latino-Americana e da Fundação Kairós. É autor de O Que É Missão Integral?.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.