Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Vamos ler!

Por que o cristianismo faz sentido

Timóteo Carriker

Não é exagero. Tom Wright é simplesmente o meu autor favorito. Tenho mais de vinte livros dele e li todos. Por eles, impressionei-me profundamente, tanto em termos de aprendizagem intelectual quanto em termos de intensificar a minha devoção a Jesus Cristo e confiança na Palavra de Deus. Suas credenciais não deixam ninguém lhe colocar defeito: chamado ao ministério aos 8 anos, professor de Novo Testamento durante anos na escola mais prestigiosa do mundo, a Universidade de Oxford, na Inglaterra, bispo de Durham, o maior estudioso do Novo Testamento da atualidade e homem de fé com uma missão de transmiti-la com clareza. É difícil recomendar um livro deste autor sem avisar o leitor da jóia que tem em mãos. Agora, ao livro. Simplesmente Cristão é simplesmente incrível. O maior estudioso do Novo Testamento condensa, sintetiza e comunica com clareza o conteúdo de uma vida de estudo e dos seus mais de quarenta livros. Dizem, e eu concordo com entusiasmo, que este é o livro que substituirá o clássico da apologética cristã de C. S. Lewis, “Cristianismo Puro e Simples” (Martins Fontes), publicado originalmente em 1952. Embora os livros de Lewis e Wright tenham o mesmo propósito -- esclarecer os fundamentos da fé cristã --, Simplesmente Cristão adota uma estratégia diferente, levando em conta o leitor pós-moderno. 

Na primeira parte, Wright começa com uma série de perguntas comuns a toda a humanidade: 

Por que as pessoas anseiam pela justiça? Por que temos sede de espiritualidade? Por que desejamos relacionamentos? Por que a beleza não nos satisfaz completamente? E responde: Porque somos seres humanos criados por Deus e para Deus. Porque somos filhos que esperam pelo nosso Pai. 

Com estas perguntas em mente, na segunda parte o autor nos leva numa jornada pela história da Bíblia ao encontro dos temas Deus, Israel, a expectativa do reino de Deus, Jesus, o Espírito e a vida pelo Espírito. É um resumo fantástico e profundo! 

Finalmente, na terceira parte o autor apresenta a sua compreensão da vida humana debaixo do senhorio de Jesus, uma vida vivida no aqui e agora, solidária com a transformação do mundo em que vivemos, um mundo já em processo de transformação pela ação de Deus na história humana por meio da morte e ressurreição de Jesus. 

O autor insiste que a fé cristã se baseia na história, e não em fábulas, isto é, que Jesus viveu, morreu e ressuscitou, e que a ressurreição é o evento central na recriação por Deus do nosso mundo caído. Insiste que os cristãos são participantes ativos no desdrobramento futuro do plano de Deus, cada um com o seu papel específico. Insiste na existência de um mundo espiritual que se cruza com o mundo histórico por meio do culto, da oração, da leitura da Bíblia e dos sacramentos. Como cristãos, somos chamados para ser lugares onde estes dois mundos se cruzam, onde a luz de Jesus brilha. E Wright enfatiza o lugar essencial do perdão na vida cristã, quando Deus perdoa o nosso pecado e nós perdoamos uns aos outros, como a oração do Pai-Nosso ensina. 

Simplesmente Cristão comunica tudo isso sem o uso de chavões pouco conhecidos pelos não-cristãos. Não conheço outro autor que consiga expressar de modo tão claro, profundo e belo a verdade da fé cristã. 


Timóteo Carriker é autor de Trabalho, Descanso e Dinheiro (esgotado) e A Visão Missionária na Bíblia (Editora Ultimato).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.