Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Jubileu da Terra — Apresentação

Meio ambiente

Após alguns contatos da Visão Mundial e outras organizações sociais com a ativista ambiental, irmã em Cristo e agora ministra do Meio Ambiente Marina Silva, fomos desafiados a pensar numa ação articulada da igreja evangélica na questão do meio ambiente. Assumimos com prazer esse desafio, primeiro, por causa do nosso compromisso com o Deus da criação e da vida, e, segundo, por causa do nosso compromisso com a igreja brasileira, no sentido de cooperar para que a missão que Deus nos deu seja de fato integral. Estamos convencidos de que a igreja evangélica tem um papel importante na luta pela preservação do meio ambiente, e temos base bíblica suficiente para o engajamento nessa luta como parte de nossa agenda.

Ao iniciarmos esse movimento, surpreendeu-nos o grande número de irmãos e irmãs que estão envolvidos com a causa ambiental, seja nas universidades, nas escolas dominicais de suas igrejas, nas empresas públicas de saneamento, em ONG’s etc.

Em reunião ocorrida em São Paulo, no dia 16 de dezembro de 2004, foi formado um grupo de trabalho, composto por Movimento Evangélico Progressista, Sociedade Bíblica do Brasil, Visão Mundial, Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos, FALE e A Rocha Brasil – Associação Cristã de Pesquisa e Conservação do Meio Ambiente.

O grupo se reuniu diversas vezes para pensar e discutir as ações do movimento Jubileu da Terra. Entre essas ações, destaca-se uma oficina com o professor Milton Schwantes e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, com a mediação do professor Gedeon Freire, realizada no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, no dia 28 de janeiro. Aproximadamente quatrocentas pessoas de várias partes do Brasil participaram do evento.

A publicação deste suplemento é mais uma ação! E para o segundo semestre de 2005 planejamos um encontro nacional sobre o tema “Igreja e meio ambiente”, a se realizar em São Paulo, com a participação de especialistas e militantes evangélicos.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 4 de junho, é uma excelente ocasião para se estudar a questão ambiental nas igrejas. Veja na página 16 as indicações de recursos e receba gratuitamente estudos bíblicos para adultos, jovens e crianças.

Por fim, vale citar as palavras do sociólogo Alexandre Brasil Fonseca, um dos colaboradores deste encarte:

“A pobreza é um problema para a sociedade e para a natureza em geral. Em vários bolsões do mundo temos prejuízos decorrentes da falta de saneamento ou do recolhimento inadequado do lixo. Logo, parte de uma postura de preservação do meio ambiente passa, necessariamente, pelo combate à pobreza.”




Welinton Pereira da Silva é pastor metodista e assessor de relações eclesiásticas da Visão Mundial.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.