Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Personalia

Jovens pastores brasileiros exercem seu ministério no Chile

Fábio e Gislene

Qual seria a sensação de um jovem de 16 anos que aceita o evangelho por influência de um pastor que, oito meses depois, é brutalmente assassinado? Essa foi a experiência de Fábio Bezerra Lima, hoje capelão da Clinica Presbiteriana Madre Y Hijo e pastor da Segunda Igreja Presbiteriana de Santiago, no Chile. Por causa da morte de seu pastor, Fábio, que era líder da mocidade, começou a pregar na igreja e isso despertou nele a vocação ministerial. Nascido em Miracema do Norte, estado de Tocantins, casado com a estudante de psicologia Gislene Martins de Sousa Bezerra, ambos da mesma idade (26 anos), Fábio foi ordenado pastor um dia depois de sua formatura no seminário. Dois meses depois, já estava com a esposa no Chile.



Gidelcio, Giovana e Helena

Depois de trabalhar no comércio de tecidos e confecções por sete anos na cidade baiana de Senhor do Bonfim, onde nasceu, Gidelcio Ferreira Lola foi despertado para o ministério por instrumentalização do pastor Gessé Almeida Rios, hoje missionário na África do Sul. Formado no Seminário José Manuel da Conceição em 2000 e ordenado no ano seguinte, Gidelcio é pastor auxiliar da Primeira Igreja Presbiteriana de Santiago e professor do Seminário Presbiteriano do Chile desde fevereiro de 2003. É casado com Giovana Ramos de Assis Lola, e pai de Helena, nascida exatamente há um ano.



Rosther e Cleusa

A APEC (Aliança Pró-Evangelização das Crianças) tem toda razão. A criança pode aceitar o evangelho em sua tenra idade e vir a ser um ministro da Palavra. A prova disso é Rosther Guimarães Lopes, um mineiro de Paracatu, hoje pastor titular da Sexta Igreja Presbiteriana de Santiago e professor de homilética e prática de pregação no Seminário Presbiteriano do Chile. Rosther entendeu o plano da salvação com a idade de 8 anos, pregou pela primeira vez aos 9 e despertou-se para o ministério aos 16. Deus usou a passagem de Ezequiel para confirmar sua chamada: “Filho do homem, eu fiz de você uma sentinela para a nação de Israel” (Ez 33.7). Rosther, 25 anos, é o primeiro pastor presbiteriano a ter chegado ao Chile na presente leva.



Pedro Fernando, Fabiana e Philipe

Apesar de pertencer à sexta geração de uma das famílias evangélicas mais tradicionais da Bahia (Nunes Dourado) e de ter sido criado no evangelho, Pedro Fernando Nunes Lino só professou publicamente sua fé em Jesus Cristo três semanas antes de completar 18 anos. Todavia, nesse mesmo ano (1993) despertou-se também para o ministério pastoral. Casado com Fabiana Ribeiro Lino pouco depois da ordenação, Pedro Fernando foi para o Chile em fevereiro de 2004. Está plantando uma nova igreja presbiteriana em Peñadolen, na região metropolitana de Santiago.



João Marcos, Andrea, Deborah e Juan Marcos

Quem é o diretor executivo do Seminário Teológico da Igreja Presbiteriana do Chile? É um jovem de 31 anos, nascido em Ilhéus, Bahia, chamado João Marcos Costa de Oliveira Rocha, casado com a pedagoga Andrea, também formada em música sacra pelo Seminário Batista do Recife. Nascido em lar evangélico, João Marcos professou a fé aos 14 e, quatro anos depois, sentiu um ímpeto muito forte de servir integralmente a Deus. Antes de formar-se em administração de empresas em Itabuna, foi para o Seminário José Manuel da Conceição, em São Paulo, onde foi ordenado e iniciou seu ministério. Desde dezembro de 2003 no Chile, João Marcos, além de dirigir o seminário chileno, hoje com 110 alunos (Santiago e províncias), é professor de evangelismo, hermenêutica, dons espirituais, educação cristã e hebraico. A esposa deu à luz o segundo filho do casal em 12 de março — o chileno Juan Marcos.



Leandro e Cristiane

Embora nascido na capital de São Paulo, muito cedo Leandro de Almeida Pinheiro mudou-se para a cidade Ipanema América Dourada, na Bahia. Foi bom. Ali, aos 14 anos, aceitou o evangelho e começou sua carreira cristã. Depois de trabalhar por algum tempo na Fundação Nacional de Saúde, ingressou no Seminário José Manuel da Conceição, onde se graduou em 2002, aos 23 anos. Logo em seguida de ser ordenado e ter casado com a fonoaudióloga Cristiane Gomes de Proença Pinheiro, foi exercer o seu ministério no Chile. Leandro é pastor adjunto da Sexta Igreja Presbiteriana de Santiago, responsável pela Escola Dominical e ministérios com a juventude, além de ser o coordenador da área do Novo Testamento no Seminário Presbiteriano do Chile.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.