Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Reflexão — Paul Freston

Aproximemo-nos o máximo possível da nossa utopia política

Sob o ponto de vista ético, a fama dos evangélicos na política é péssima. Também é péssima na sociedade.

Em linhas gerais, as qualidades éticas exigidas do cristão na política são as mesmas exigidas do pastor no ministério eclesiástico. Aí está o nosso problema. Se temos problemas éticos na política é porque temos problemas éticos no ministério! As duas coisas sempre estão relacionadas, em todos os casos.

A ética política não é apenas ser ético individualmente na política. O deputado evangélico não pode ser corrupto, mas também não pode defender o status quo, defender a manutenção de uma sociedade como a nossa, que é campeã mundial de desigualdade social.

Precisamos perguntar se é ético usar a política para fortalecer a instituição eclesiástica. Se é ético querer um governo evangélico. Se é ético defender regimes não-democráticos. Se é ético uma denominação apresentar candidatos oficiais.

Temos de ser realistas. A decepção é uma tentação constante. Temos de lidar com isso olhando para a cosmovisão cristã, entendendo que os projetos humanos são sempre falhos, até mesmo os que são liderados por cristãos. Como cristãos sabemos que o nosso ideal, a nossa utopia política, não será realizada nesta vida. No entanto, mesmo sabendo disso não desanimamos, não nos tornamos cínicos, não lavamos as mãos nem esquecemos os problemas. Não! Persistimos em busca do melhor possível, da maior aproximação possível desse ideal, mesmo sabendo que ele sempre será realizado imperfeitamente. É para isso que serve a escatologia cristã, a visão do novo mundo, dos novos céus e nova terra que Deus há de criar.




Paul Freston é doutor em sociologia e professor na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo. É autor de, entre outros, Evangélicos na Política Brasileira – história ambígua e desafios éticos.
pfreston@sigmabbs.com.br


QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.