Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Notícias

Doutor em lixão urbano chama o pecado de lixo

“Enquanto o lixo material são todos os resíduos sólidos e pastosos, resultantes das várias atividades humanas, domiciliar, comercial, industrial etc., o lixo moral são todos os resultados das diversas atividades pecaminosas do homem. Enquanto os veículos de propagação das doenças do lixo que contaminam o homem e podem levá-lo à morte são as moscas, mosquitos, baratas, ratos etc., os veículos de propagação do pecado são os males que vêm de dentro, tais como a prostituição, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba etc. (Mc 7.21-23). Enquanto o lixão é uma ação contra a saúde pública, ao ambiente, à economia do país e à qualidade de vida da população, o pecado é uma ação contrária à autoridade, bondade, justiça, fidelidade e graça de Deus. Enquanto o lixo é tido como um dos maiores desafios do mundo moderno, o pecado original não foi um acontecimento isolado, mas trouxe conseqüência ao mundo e à posteridade (Rm 5.12).

Enquanto não há um homem sequer que não produza certa quantidade de lixo por dia, não há um justo sequer, pois todos somos pecadores e produzimos lixo moral(Sl 14.3; Ec 7.20; Rm 3.23). Enquanto a solução para o lixo é sua reciclagem, seu aproveitamento, sua restauração como fonte de energia e matéria-prima, a solução para o pecado humano é sua restauração por meio do grande Oleiro (Jr 18.6), via convicção de pecado, arrependimento e fé, o que irá gerar não só uma melhor qualidade de vida em Cristo mas também a vida eterna.”

As declarações acima têm um peso enorme porque foram feitas pelo primeiroprofissional brasileiro a ter um doutorado em lixo urbano. Trata-se do engenheiro civil e sanitarista João Tinoco Pereira Neto, professor titular da Universidade Federal deViçosa e membro da equipede louvor da Igreja Presbiteriana de Viçosa.Tinoco converteu-se ao evangelho em janeiro de1999, por meio da leitura da Bíblia que um colega da universidade lhe deu. Para o professor, as igrejas deveriam se preocupar não só com o lixo moral, mas deveriam também ter uma participação bem mais atuante na questão ambiental, para melhorar a qualidade de vida de todos, principalmente dos excluídos.


Curitiba lança ao ar balões de evangelização

A Escola Dominical da Igreja Presbiteriana Central de Curitiba soltou centenas de balões coloridos nos céus da capital paranaense no último Dia da Bíblia. Pendurados aos balões, havia textos bíblicos e convites para o povo ler a Bíblia. Um deles dizia: “A Bíblia é a Palavra de Deus para todos os povos! Você é parte deste povo! Você merece ouvir a Palavra de Deus. Venha e traga sua família”. Outro trazia o convite para sintonizar “o rádio de Deus” e ouvir a sua voz por meio da leitura da Bíblia Sagrada. A curiosa iniciativa de Curitiba lembra a remessa de porções bíblicas para a China continental por meio de balões lançados ao ar pelas igrejas japonesas, aproveitando as correntes aéreas de leste a oeste. Os balões caíam em diferentes lugares da China.


Billy Graham diz que não se preocupa com a morte

O jornal americano Examiner publicou no último dia 23 de maio um texto sob o título Os últimos dias de Billy Graham. O subtítulo diz que “o querido pregador está pronto para ir para o céu”. Deixando de lado o sensacionalismo da notícia, o notável pregador, de 81 anos, além do mal de Parkinson, está com câncer de próstata. Mas acaba de realizar uma cruzada evangelística em Nashville e tem outra marcada para novembro, em Jacksonville, além do compromisso de pregarna terceira conferênciade Amsterdã, naHolanda, a ser inaugurada em 29 de julho. A esposa Ruth, dois anos mais nova, também está muito doente e debilitada. Nenhum dos dois se preocupa com a morte, que o casal define como uma transição apenas e não o fim de tudo. Billy Graham continua na direção da Associação Evangelística Billy Graham, que temuma receita anual de100 milhões de dólares.O sucessor do mais famoso pregador do século XX,que nunca sujou seus pés na lama do pecado, é o filho Franklin Graham, de 46 anos, que dirige a organização cristã internacional deassistência conhecida pelo nome Bolsa do Samaritano, com sede em Boone, Carolina do Norte.A filha Anne Graham Lotz, de 51 anos, é uma expositora da Palavra de Deus muito respeitada nos Estados Unidos.


Universidade Mackenzie dá início à Escola Superior de Teologia

Com o objetivo de criar um espaço específico de reflexão e pesquisa sobre religião a partir da perspectiva da teologia evangélica reformada, de incentivar a formação de professores e pesquisadores na área da teologia e religião a partir de parâmetros interdisciplinares e de preparar profissionais para liderar igrejas, organizações não governamentais, comunidades e instituições filantrópicas, acaba de ser criada a Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital de São Paulo. O curso tem a duração de oito semestres letivos, noturnos, sendo os dois últimos para Habilidade Específica em Ensino Religioso. Se o bacharel em Teologia deseja exercer o ministério pastoral, poderá ser encaminhado aos seminários da Igreja Presbiteriana do Brasil para fazer Teologia Pastoral. Nesse caso, o estudante fará um total de 186 créditos, 148 na Escola Superior de Teologia e 38 em outra escola. O corpo docente da Escola Superior de Teologia é formado essencialmente por mestres e doutores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, formados nas melhores universidades do Brasil e no exterior. A direção está sob a responsabilidade de Antonio Maspoli de Araújo Gomes, doutor em ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo. O curso é reconhecido pelo MEC. Seus organizadores entendem que a Escola Superior de Teologia é uma resposta ao clamor desta virada de milênio, quando a religião é chamada ao debate e torna-se necessário repensar os paradigmas da religião a partir da perspectiva cristã, para não se cair no relativismo.


Sociedade Bíblica do Brasil lança devocionário traduzido por Baltazar — o Artilheiro de Cristo

Presente na 16a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 28 de abril a 7 de maio, a Sociedade Bíblica do Brasil é a segunda maior distribuidora de Bíblias do mundo e a primeira da América Latina. Pouco mais da metade (51%) dos 6,58 milhões de exemplares da Bíblia distribuídos em todo o Brasil foi produzido pela SBB. Se empilhadas umas sobre as outras, as Bíblias colocadas em circulação pela SBB em 1999 teriam oito vezes a altura do Everest ou a altura de 1.611 prédios de 15 andares. Desde que foi inaugurada em setembro de 1995, a Gráfica da Bíblia já produziu 15 milhões de exemplares das Escrituras Sagradas.

Só no ano passado, a SBB utilizou 4,2 mil bobinas, o equivalente a 950 mil quilômetros de papel, quase três vezes a distância entre a Terra e a Lua. Durante a Bienal, a SBB lançou Mais que o ouro, um devocional ilustrado que traz uma reflexão prática e atual para cada dia do ano, escrito em espanhol por Jaime Fernandez Garrido e traduzido para o português por Baltazar — o Artilheiro de Cristo. Fundada em 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil é uma das 137 sociedades que integram as Sociedades Bíblicas Unidas, que atuam em200 países e territórios e publicam anualmente em torno de meio bilhão de Escrituras, incluindo Bíblias completas(19 milhões), Novos Testamentos, livros e porções avulsas da Bíblia.


Ex-missionário na China defende as igrejas oficiais

O padre belga Jerônimo Heyndrickx, presidente da Fundação Ferdinando Verbiest, ligada à Universidade de Lovaina, na Bélgica, está se empenhando para acabar com a separação que existe entre as igrejas católicas oficiais e as igrejas católicas particulares (ou subterrâneas) na China comunista.

Ex-missionário na China por 35 anos, Heyndrickx afirma que “é preciso ter confiança nos católicos oficiais da China”. Uma das medidas propostas “é informar melhor as igrejas de fora da China como andam mesmo as coisas com a minoria católica”. Ao invés de atiçar uma corrente contra a outra, os cristãos não-chineses deveriam incentivar os dois grupos a se achegarem e a participarem da eucaristia oferecida por uns e outros. O mesmo problema ocorre com os protestantes, talvez em menor escala. O juízo temerário que muitos fazem contra a igreja oficial e a favor da igreja subterrânea só contribui para agravar a situação dos cristãos chineses. Daí a pergunta do padre belga que, nos últimos 18 anos, já voltou à China mais de trinta vezes: “Como trabalhar pela normalização da situação da igreja na China e, portanto, pela colaboração com a autoridade civil, quando as leis civis não são respeitadas?” (A lei obriga o registro de igrejas e locais de culto.) Ser membro da igreja oficial não significa obrigatoriamente submissão ao Estado. A Bíblia, o Missal do Vaticano II e dezenas de livros de catequese são distribuídos em todo o país. Além disso, desde 1994, seminaristas e padres chineses estudam na Europa e na Alemanha, e bispos oficiais têm visitado igrejas em outros países, como Filipinas, Bélgica e Estados Unidos.


Alemã naturalizada brasileira dá 27 anos de vida aos indígenas da Amazônia

Logo depois de aceitar o evangelho aos 16 anos, a alemã naturalizadabrasileira Meinke Salzer ficou impressionada com a palavra de Jesus a seus discípulos: “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mt 9.37). À vista dessa escassez enorme de obreiros, Meinke se consagrou de corpo e alma ao Senhor. Fez seminário na Suíça, enfermagem na Alemanha e lingüística na Inglaterra e nos Estados Unidos. Com 30 anos de idade tornou-se missionária entre os indígenas brasileiros, primeiro com os Kamayurá, no Parque Xingu. Depois, com o auxílio de Shirley Chapman e Mary Ann Odmark, traduziu o Novo Testamento para a língua dos Paumari (de 1978 a 1996). Agora, Meinke Salzer, 57 anos, solteira, continua envolvida com os Paumari no Estado de Rondônia, treinandoagentes de saúde, professores e líderes da igreja indígena, além de fazer ilustrações de cartilhas para os diversos grupos indígenas da Amazônia.


AEVB elege sua diretoria para o triênio 2000-2003

Acaba de ser eleita a nova diretoria nacional da Associação Evangélica do Brasil (AEVB): Ariovaldo Ramos (presidente), Adriel de Souza Maia (1º vice-presidente), Key Yuasa(2º vice-presidente), Carlos Alberto de Quadros Bezerra (3º vice-presidente), Josué Barbosa Cordeiro(1º secretário), Wilson deSouza Lopes (2º secretário), Eude Martins da Silva(1º tesoureiro) e Abílio Pinheiro Chagas(2º tesoureiro). Ariovaldo Ramos é missionário da SEPAL e pastor da ComunidadeCristã Reformada, em São Paulo. A eleição é válida para o triênio 2000-2003.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.