Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Cultura, Contracultura e Livros

EDITORIAL

“Sexo, Drogas e Rock’n’Roll”. Décadas de 60 e 70. Geração pós-guerra. Tempo de questionar tudo. A fé de um jovem evangélico sobreviveria? Algumas não sobreviveram. Outras, sim. Mas como?

Óbvio que não há uma resposta única. O Espírito Santo é quem sustenta. Mas um movimento de estudantes evangélicos teve coragem de assumir o desafio de refletir sobre as questões que incomodavam. A Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) fundou a ABU Editora e rompeu as barreiras da reflexão bíblica para além das quatro paredes dos templos. Era possível ter uma contracultura cristã e resistir às tentações de naufragar na fé. “Crer é também pensar” era o título do livro de John Stott que fez sucesso; tanto que depois tornou-se uma espécie de lema de vida dentro do contexto estudantil.

41 anos

Hoje é um dia especial. A ABU Editora completa 41 anos. Ela foi registrada oficialmente em 02 de março de 1975 em um contexto em que poucas editoras evangélicas publicavam títulos relevantes para a vida da juventude cristã universitária.

A editora já publicou impressos como o Jornal Kairós e mais de 130 livros e livretos. Destes, 70 títulos estão disponíveis para a venda. Dentre eles, a série “A Bíblia Fala Hoje”, com comentários bíblicos em linguagem acessível. Os escritos de John Stott ajudaram a alavancar a série. E por falar nisso, os livros do teólogo britânico estão entre os mais vendidos: Crer é Também Pensar, A Mensagem de Romanos, A Mensagem do Sermão do Monte, A Mensagem de Atos e Ouça o Espírito, Ouça o Mundo. Os títulos "Não concordo com Deus", de Samuel Escobar, e O Estudo Bíblico Indutivo, de Antonia Leonora van der Meer, também já estiveram neste “ranking” ao longo dos últimos anos.

A história da ABU Editora é uma história de luta. Desde os primeiros anos houve desafios para conseguir doações (desde subvenções financeiras a doações de direitos autorais) descontos (em publicidade, gráficas) e trabalho voluntário (tradutores, revisores, designer) com o objetivo de equilibrar as finanças da Editora.

Em 2010 uma difícil decisão foi tomada e apenas o auxiliar administrativo Norberto Riback permaneceu no quadro de funcionários. Em 14 de março de 2011, a Editora Ultimato firmou parceria com a ABU e incluiu no seu catálogo os títulos disponíveis da ABU. A Ultimato passou a comercializar os livros da ABU Editora.

A história da ABU Editora é a história de cristãos comprometidos com o reino de Deus. Cristãos visionários que acreditaram que a boa literatura fortaleceria a fé primeiramente dos estudantes e graduados – em seus reais desafios em conectar sua fé com o que vivenciavam na universidade e profissões - e posteriormente de toda a igreja brasileira.

Ultimato se alegra em caminhar junto com a ABU Editora, porque também foi influenciada por ela. Nossos votos são de vida longa a este ministério tão importante.


Leia também
Quarentonas, juntas
Catálogo da ABU Editora 
25 livros que todo cristão deveria ler 

Foto ilustrativa: Debora Prado / FreeImages

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.