Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem [ acesse este link ]
revistaultimato paraassinar
livroslançamentos faleconosco
quarta-feira, 22 de outubro de 2008 — Ano 1 — #005
Isaac Costa Souza
Para salvar os indígenas da salvação, os acadêmicos criaram um sistema de contra-reforma, em que o acadêmico é o sacerdote; a toga, o hábito; os prédios universitários, os templos religiosos; e os livros técnicos, os escritos sagrados.
 
 
 
Eu recomendo
Ao ler Jesus e a Terra, o leitor encontrará uma base teológica consistente para cuidar melhor do nosso planeta e, ao fazê-lo, estará simplesmente seguindo os ensinamentos de Jesus.
Sir Ghillean Prance
 
A cúria romana odeia os concílios e tem medo de ser reformada
A frase do título está numa carta de Lutero ao papa Leão X, escrita em 1520. Tanto os reformados quanto os romanos sabiam que a igreja precisava mesmo de uma reforma. No entanto, pouco mais de cem anos depois, o papa Inocêncio XI foi ligeiramente pretensioso: “A cartuxa (ordem religiosa fundada no século XI) não precisa de reforma, porque nunca se deforma”.
A reforma de uma igreja oferece a oportunidade ímpar para se rever algum desvio não só de comportamento, mas também de ordem dogmática. Para Lutero, “a igreja reformada está sempre se reformando”. Há 490 anos.
Elben César e Marcos Bontempo
Prateleira
Sexo: o "ponto de vista" de Kanitz e Salomão
O erotismo desenfreado, a preocupação exagerada com o sexo, o desempenho e a traição, trazem como conseqüência uma sociedade de consumo e de ostentação.
  Pesquisas apontam coerência do eleitor
Uma novidade e uma tendência. O que há de novo é a opção do voto nulo. A tendência clara é a opção do eleitor pela história do candidato, pelas suas propostas.
Exclusivo online
Felizes os que têm fome?
A crise financeira nos EUA impactou o mundo. De repente, começam a aparecer caminhões e mais caminhões de dinheiro dos cofres bem guardados dos governos das nações mais ricas. Inevitável não pensar na fome no mundo. Um pequeno porcentual de todos esses recursos, disponibilizados com uma rapidez impressionante, resolveria por completo o problema da fome.
Jorge Camargo
Interatividade
Palavra do Leitor
O site Ultimato conta com um espaço para que você, leitor, possa compartilhar com outras pessoas seus textos. Muitos têm se tornado escritores assíduos. A seção palavra do leitor tem edificado diversas pessoas e gerado discussões interessantes.
Interaja também comentando os artigos da revista Ultimato e outros conteúdos do site, dando sua opinião em nosso fórum e respondendo à enquete do site.
 
No prelo, Ultimato 40 anos depois
A edição de novembro da revista Ultimato é, talvez, a que melhor representa o pensamento dos articulistas sobre os nossos dias. Nas suas diferentes seções e com a competência que lhes é comum, todos escrevem sobre um único tema: “Uma sociedade cada vez mais descrente, mais pluralista, mais doente e mais midiática”.
Com esta edição, comemoramos e dividimos com o leitor o conteúdo do nosso Ultimato 40 anos -- Encontro de Amigos. Você não pode deixar de ler. Em novembro.
   
expediente  
Edição: Marcos Bontempo  
Produção: Fernanda B. Lobato  
Design: Paulo A. Lobato
 
www.ultimato.com.br — 31 3611-8500
valeapena
lerdenovo
REFORMA, A VITÓRIA DA GRAÇA
O homem Lutero
Pentecostal, não esotérico
Ultimato
 
Ultimato online