Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Robinson Cavalcanti, aos 27 anos, estreou na revista Ultimato

Por Klênia Fassoni

Temos afirmado que Robinson Cavalcanti estreou e se tornou colunista da revista Ultimato em 1985. Mas a verdade é que ele teve uma breve aparição 14 anos antes. Nas edições de março e abril de 1971, quando Ultimato tinha apenas 3 anos e ele 27, escreveu resenhas para "Convém Ler - secção de livros a cargo do Prof. Robinson Cavalcanti”.

Na apresentação da edição de março, o pastor Elben César, fundador da revista, escreveu: “Dr. Edward Robinson de Barros Cavalcanti é membro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana e reside no Recife, PE. Vai se encarregar da seção livro, que hoje se inaugura. Dr. Robinson Cavalcanti é licenciado em ciências sociais e bacharel em direito. Exerce o magistério na Universidade Católica e na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Colabora com o Jornal do Comércio e é secretário regional da Aliança Bíblia Universitária para o Norte e Nordeste”.

A primeira resenha antecipa a ousadia de Robinson. O livro apresentado é Reformemos a Igreja, de Klaas Ruina (Cruzada de Literatura Evangélica do Brasil e Aliança Bíblica Universitária do Brasil): “Esse é o tipo de livro destinado a suscitar polêmicas. É seu primeiro valor, em um tempo em que os evangélicos brasileiros parecem fugir dos debates tão a gosto das velhas gerações, optando por uma ‘coexistência pacífica’ com seus adversários”.

Na edição seguinte, ele apresenta Notas Diárias (União Bíblica), um devocional diário: “Para a saúde espiritual da comunidade evangélica brasileira faz-se necessário uma tomada de consciência da importância de uma ‘Hora Tranquila’ (...) Uma hora, ou meia hora, em local e ocasião mais adequada deve o cristão tirar cada dia para contemplar a face de seu Criador e Redentor. Grande ajuda tenho recebido nos últimos três anos com o uso das NOTAS DIÁRIAS”.

Leia as resenhas na íntegra (imagens ao lado) e tenha acesso aos arquivos em pdf das edições em que foram publicadas (aqui e aqui).

Robinson Cavalcanti é autor de 3 livros publicados pela Editora Ultimato e foi colunista da revista até 2012, quando morreu drástica e precocemente aos 67 anos.

A coluna de Robinson Cavalcanti na revista Ultimato existiu durante 27 anos. Nela, ele escrevia sobre política, teologia e missão integral, entre outros assuntos.

De maio de 1971 a dezembro de 1977, Ultimato não dedicou um espaço específico para apresentação de livros. Em 1978 a seção de resenhas voltou a ser publicada com o título “Vamos Ler”, e continua até hoje. No Portal Ultimato, apenas este ano, publicamos 18 resenhas. Aqui você encontra uma lista delas.

É diretora administrativa da Editora Ultimato.
  • Textos publicados: 22 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.