Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Retiro para missionárias brasileiras em contexto transcultural acontece em Belo Horizonte, MG

Por Phelipe Reis

“Por vários anos Deus me incomodou em favor das brasileiras ministrando em campos distantes. Todos precisamos de pessoas que entendam nossa realidade e possam nos ouvir, mas elas nem sempre têm isso. Para ouvir missionárias, nada melhor do que outras com experiência.” As palavras são de Bárbara Lamp, missionária norte-americana com larga experiência transcultural, atuando no Brasil desde 1994.

Este sentimento de incômodo, relatado por Bárbara, foi a semente do grupo criado posteriormente e que recebeu o nome de “Irmãs Amigas”. O foco do grupo é proporcionar um espaço de escuta e cuidado mútuo para missionárias brasileiras que servem em outros países, distante de familiares e amigos. O primeiro encontro do grupo aconteceu em agosto de 2018, em Brasília, e recebeu dezoito missionárias e dez conselheiras.

O grupo se prepara para a realização do segundo encontro, que acontece no período de 26 a 29 de março, em Belo Horizonte, Minas Gerais. De acordo com Bárbara, o encontro tem como objetivo que “as missionárias sejam cuidadas, mimadas, ouvidas”. Para isso, o grupo se baseia nos princípios de transparência, feedback, confiança e confidencialidade. Ela explica ainda que a ênfase é em relacionamento, não em habilidades ministeriais, com bastante tempo em pequenos grupos, para que as missionárias consigam desenvolver estratégias para continuação do cuidado, ao retornarem para os países em que servem.

O encontro deste ano tem como preletora principal a missionária Antonia Leonora van der Meer. Conhecida como Tonica, ela trabalhou com estudantes (ABUB) por 10 anos no Brasil, foi pioneira para movimentos estudantis em Angola e Moçambique por 10 anos, e por cerca de 15 anos serviu como professora, deã e diretora no Centro Evangélico de Missões (CEM). Tonica também é uma das líderes do Cuidado Integral do Missionário (CIM), departamento da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB), é autora de Missionários Feridos; Eu, um Missionário?, e coordenou a produção do livro Sangue, Sofrimento e Fé, todos publicados pela Editora Ultimato.

Além de Bárbara e Tonica, a equipe de apoio do encontro conta com a participação de outras missionárias experientes, como Flavia Bottrel, missionária da Igreja Batista Central de Belo Horizonte e coordenadora do Projeto Cuidado Integral do Missionário Minas; Maria da Conceição Antônio, médica missionária na Junta de Missões Mundiais, com experiência no continente africano e atualmente trabalhando na área de cuidado missionário e conselheira no Ministério Oásis; Jonilza Gomes, bacharel em Educação Cristã, com experiência na área de aconselhamento cristão; Lea Ferreira, formada em teologia e missiologia, missionária da Missão AMIDE, atuando há alguns anos como conselheira para missionárias.

A equipe que está à frente do encontro espera receber cerca de trinta missionárias. O custo para a participação é de apenas cem reais. Ainda há vagas. A iniciativa “Irmãs Amigas” conta com o apoio da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB) e do Cuidado Integral do Missionário (CIM).

Serviço
O que: Encontro “Irmãs Amigas”
Onde: Acampamento em Ravena, Minas Gerais. Sede Campestre da Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Quando: 26 a 29 de março de 2019.
Inscrições e mais informações no blog ou com os contatos abaixo:
Barbara Lamp: barbara@sepal.org.br; (84) 99829-5687.
Maria da Conceição Antônio: cim.medica@jmm.org.br; (21) 96019-2342.
Flávia Westin Bottrel: fbottrel@gmail.com; (31) 98794-8304.

Leia mais
» Pesquisa revela que existem 15 mil brasileiros em missão transcultural
» Como surgiu a Associação de Missões Transculturais Brasileiras?
» Como tenho vivido a realidade de missionária solteira?
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1120 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.