Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Jovens da Verdade realiza retiro para mentoria de pastores, em novembro

Por Phelipe Reis

De 22 a 24 de novembro acontece o retiro do Projeto Amigos de Ministério (PAM). O encontro será realizado no retiro da Missão Jovens da Verdade, organização idealizadora do PAM, um projeto de caminhada pastoral que nasceu com o intuito de cuidar da saúde psicológica e emocional da liderança da igreja.
 
O retiro, que acontece a cada dois anos, é direcionado a pastores e tem como proposta promover um momento de mentoria e cuidado mútuo entre pastores. Em 2021, o tema do encontro é “Cura Pela Palavra”, cuja proposta é tratar as dores e as angústias da vida e do ministério por meio da Palavra de Deus.
 
O preletor principal do retiro é Sinval Jr., plantador de igrejas e pastor da Nossa Igreja, em São Paulo, SP. Também têm participação confirmada no encontro os pastores Israel Sifoleli, Jasiel Botelho e André Botelho.
 
A coordenação do projeto explica que a iniciativa é interdenominacional, com uma programação informa e relacional, no intuito de construir um ambiente de comunhão, troca de experiências, reflexão, oração e descanso, para o amadurecimento espiritual.

Conversamos com Jasiel Botelho, um dos idealizadores do PAM, para saber mais detalhes do projeto. Confira o bate-papo.
 
Como e por que surgiu a ideia do PAM?
 
Jasiel – Quando eu e Ivone entramos como missionários da Sepal, Josué Campanhã, que era diretor, pediu para a gente ter um ministério com pastores. A gente tinha um ministério com líderes, com casais no Jovens da Verdade (JV), depois com a Sepal, aí ele pediu para a gente criar algo focado em líderes e pastores. Eu soube de dois trabalhos com os pastores, que era o projeto Timóteo e o Semente de Mostarda, do qual meus filhos participavam.  Aí eu pedi para conhecer e reproduzir a ideia. Há treze anos, para começar, eu convidei o Ariovaldo Ramos e o Ed René Kivitz, depois o Ed não pôde e eu convidei o Ziel Machado. Então, nós três começamos o Projeto Amigos de Ministério (PAM) e eu convidei pastores do Brasil todo de várias denominações. E começamos a fazer aqui na FLAM, com uns vintes pastores, depois foi crescendo o número, passando para cinquenta, sessenta e foi crescendo. Então resolvemos fazer no Acampamento Jovens da Verdade para receber mais gente. Temos feito dois eventos anuais (retiros espirituais), com duração de três dias, a cada semestre. Durante a pandemia, não realizamos os encontros e estamos retornando ao final de novembro.
 
Qual a expectativa da coordenação para o encontro deste ano?
 
Jasiel – A expectativa é fazermos um balanço desse um ano e meio de pastorado. Vamos compartilhar, analisar, orar junto e pensar um projeto para o pós-pandemia. As feridas e as dificuldades que ficaram desse tempo de pandemia, a gente vai procurar curar, não por sugestões de tecnologia ou previsões, mas pela Palavra. Queremos encontrar na Bíblia o que ela nos fala sobre momentos pós-sofrimento e entender se esse avanço da tecnologia que aconteceu é doença ou benção.
 
Amigos, colegas ou concorrentes? O que é mais comum entre pastores e como o PAM trabalha essas relações?
 
Jasiel – A gente trabalha com amigos. O programa de discipulado tradicional, coloca um peso e um fardo em quem está sendo discipulado, com exigências, obrigações e regras. O outro tipo é a mentoria, quando um mais velho dá conselhos e orienta os mais novos. No PAM, a gente entendeu que a cultura brasileira é uma cultura de amizade. Geralmente, os pastores estão muito sós. Embora sejam rodeados de líderes, presbíteros, diáconos e irmãos, o pastor está sozinho. Mesmo tendo esposa e filhos, os pastores não têm com quem compartilhar suas dificuldades, lutas, tentações e até seus pecados. Então, a proposta do PAM é desenvolver amizade. Nos encontros, passamos três dias juntos, a gente ora, canta, conversa, descansa, pratica esportes e estuda a palavra de Deus. A proposta é que após o retiro, continue um grupo de quatro ou cinco pastores, com encontros de amizade intencionais semanais. Para essa edição, já temos trinta pastores inscritos.
 
Serviço
O que: Encontro Presencial – Projeto Amigos de Ministério (PAM)
Onde: Acampamento Jovens da Verdade, Arujá, São Paulo, SP
Quando: De 22 a 24 de novembro de 2021
 
Inscrições e mais informações, clique aqui.
É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 167 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.