Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Culto on-line: luz, câmera, pregação!

Como aproveitar melhor os recursos, dos mais sofisticados aos mais simples e baratos na igreja

Por Artur Mendes

Nos últimos dias, dois multimilionários, o americano Jeff Bezos e o britânico Richard Branson, levaram pela primeira vez na história, passageiros civis em voos orbitais. Branson, na Virgin Galactic, levou três passageiros e Bezoz, levou mais três na sua nave New Sheppard. Oito felizardos puderam contemplar a 100 quilômetros de altura o elegante torneado azulado do planeta Terra. Enquanto isso na superfície, milhares de pessoas assistiam em suas TVs e pela internet mais essa proeza humana. New Shepard no céu e aqui na terra, no novo normal, pastores evangélicos buscam meios para não perder suas velhas ovelhas de vista. Da mais simples igreja num afastado rincão, a um pomposo e abastado templo, todos se tornaram iguais perante a pandemia que aflige nosso tempo. Com portas semiabertas, só restou a infovia, o último recurso para manter a membresia conectada e suavizar a dispersão.
 
Recorrer à internet foi a tábua de salvação para muitas igrejas. Mesmo quem não acreditava no meio, acabou se rendendo a transmissão de cultos on-line. O que sabemos hoje, depois de dezessete meses, é que a internet foi e está sendo uma grande aliada das igrejas. Templos com capacidade de 700 pessoas confortavelmente sentadas, multiplicaram em até três vezes sua audiência.
 
Se o culto on-line veio para ficar, como então aproveitar melhor esse meio de comunicação?
Eu dividiria essa pergunta de forma bem simples em apenas dois tópicos: conteúdo e forma. 
 
Forma
 
Forma é o invólucro que vai embalar o conteúdo. Nesse bolo eu colocaria os seguintes ingredientes: câmera, computador ou switcher, o software ou plataforma.
 
Câmera
 
No mundo do vídeo, quem começa do zero consegue casar melhor os equipamentos. Qualquer que seja a câmera, camcorder ou celular, ela tem que conversar com o computador ou switcher. A nível amador, câmeras mais simples, mais baratas, tem saídas digitais ou em HDMI ou USB. Já as profissionais, usam saída SDI ou sistemas sem fio como o NDI. Resumindo, a saída da câmera precisa ser compatível com a entrada do computador ou switcher. 
 
Computador ou switcher
 
Computador, como todos sabem, é um faz tudo, um verdadeiro canivete suíço. Obviamente, dependendo do aplicativo ou plataforma, ele pode fazer papel de switcher, pré-produção, acabamento, transmissor de streaming e gravador de vídeo. Para quem não se incomoda em usar mouse e teclado para tudo, é com certeza a solução de melhor custo benefício. Agora, quem gosta de praticidade, recomendo na lata, sem titubear o switcher Atem Mini Pro. Custa uns 2 computadores, mas vale cada centavo. Aqui vale a máxima, quem só faz uma coisa na vida, tende a fazer melhor.
 
Software local ou plataforma em nuvem
 
Os Softwares instalados em computadores, via de regra, contém mais recursos que as plataformas em nuvem, porém exigem mais conhecimento e treinamento em sua operação. Entre os mais conhecidos destaco: vMix, versão full para PC, grátis por 60 dias. Wirecast (MAC e PC), OBS plataforma grátis para MAC e PC, prática e muito popular. Para o mundo das maçãs, o mais famoso e plasticamente imbatível é o mimoLive produzido pela Boinx.
 
Já no mundo das nuvens existem pelo menos duas ótimas plataformas, apropriadas para transmissão de lives e programas com cara de TV: a versátil e super prática, StreamYard e a Restream. Ambas, no plano grátis, providas dos recursos mínimos necessários.
 
Uma boa live não é feita apenas de vídeo. Mas de câmera, luz e ação! O conteúdo, a ação, é de longe muito mais importante que a forma. Talento ainda é o melhor equipamento.
 
SERVIÇO
 
PC / MAC
HD 1T - Memória mínima 8G - Corel i5+ - Placa de vídeo (consultar) - Ethernet 100/1000 Gigabit ou superior
 
SWITCHER
https://www.blackmagicdesign.com/products/atemmini
https://www.datavideo.com/br/category/Switchers
https://pro.sony/bp_BR/products/portable-live-production/mcx-500
 
PLATAFORMAS 
https://restream.io
https://streamyard.com
 
SOFTWARES
vMix para igrejas
https://www.vmix.com/purchase/churches.aspx
http://www.telestream.net
https://obsproject.com
 
MAC
https://mimolive.com
 
• Artur Mendes é jornalista, produtor de RTV da APECOM, da Igreja Presbiteriana do Brasil.

>> Conheça o livro Fé, Esperança e Tecnologia, de Egbert Schuurman
 

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.