Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Como você lê a Bíblia?

ENTREVISTA | Alderi Souza de Matos

Ultimato – Como o tempo do seu momento de devocional e leitura bíblica é distribuído no dia a dia?

Alderi Souza de Matos
– Na minha experiência de pai de filhos pequenos, o tempo mais propício para os momentos devocionais e a leitura da Bíblia é o início da manhã, quando as coisas em casa e no trabalho estão mais tranquilas. Nas horas posteriores do dia, as muitas atividades, solicitações e interrupções tornam mais difíceis quaisquer atividades devocionais estruturadas. À noite tais atividades são conjuntas, envolvendo a família, antes de colocar os meninos na cama.

Como desenvolver disciplina diária para a leitura da Bíblia sem cair na monotonia de uma leitura estéril?

Uma possibilidade é variar os métodos de leitura. Pode-se, por exemplo, ler dois capítulos do Antigo Testamento e um do Novo a cada dia. Ou então seguir um livreto devocional, ou algo parecido com o lecionário de certas igrejas. Um pastor sempre tem pelo menos três objetivos em suas leituras bíblicas: devoção, ou seja, nutrição da vida espiritual, da comunhão com Deus; conhecimento factual da Bíblia; busca de materiais para sermões e estudos. É preciso haver disciplina para não se desviar da primeira finalidade, a mais importante de todas.

Com quem aprendeu o estilo de leitura e reflexão da Bíblia que você segue?

Não aprendi com ninguém especificamente. Quando criança e adolescente nunca recebi muita orientação sobre um estilo particular de leitura. Meus pais e professores ensinaram-me a importância da leitura da Palavra, sem explicitar um método em especial. Daí a minha tendência de utilizar diferentes critérios, como apontado acima. Pelo menos em parte, a observância de um estilo de leitura e reflexão vai depender das necessidades e prioridades de cada pessoa a cada dia.

Poderia compartilhar alguma anotação que tenha feito em uma devocional, que tenha sido significativa pra você?

Não costumo fazer anotações em minhas devocionais, como leio na experiência de algumas pessoas. Algo do tipo: “Hoje Deus me falou de maneira especial na leitura dessa passagem”. Ou: “Eu estava com tal problema e o texto lido veio diretamente de encontro a ele”. O que gosto de fazer muitas vezes é sublinhar trechos bíblicos especialmente significativos e estabelecer conexões com outras passagens da Escritura. Assim, não faço anotações escritas, mas mentais, de passagens ou seções especialmente valiosas.

Quais dicas você daria para um cristão novo na fé conseguir desenvolver o hábito de leitura bíblica devocional diária?

O primeiro conselho é: leia alguma coisa da Palavra todos os dias, mesmo sem grande preocupação com critérios. Comece com passagens mais fáceis de assimilar como os Salmos, os Provérbios, os Evangelhos Sinóticos, as seções históricas do Antigo e do Novo Testamento. Depois, passe para partes mais exigentes como os profetas e as epístolas. Gaste o tempo certo para você, evitando algo rápido demais ou cansativo demais. Busque orientação e sugestões com o seu pastor ou alguma pessoa mais experiente. Leia bons livros sobre o cultivo da vida devocional. Lembre-se de que é impossível ter uma vida cristã eficaz se não estiver continuamente se alimentando do que Deus oferece para o seu crescimento.

• Alderi Souza de Matos é doutor em história da igreja pela Universidade de Boston e professor no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. É autor de Erasmo Braga, O Protestantismo e a Sociedade Brasileira, A Caminhada Cristã na História e Fundamentos da Teologia Histórica.

Photo by Patrick Fore on Unsplash
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1096 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.