Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

“As Escrituras nos mostram o que a ciência nunca poderia mostrar”

Nomes mundialmente conhecidos no discurso sobre ciência e fé cristã, como Jennifer Wiseman, Michael Murray, Andrew Briggs, Sérgio Queiroz, Guilherme de Carvalho, Roberto Covolan e Gustavo Assi estarão presentes na II Conferência Nacional Cristãos na Ciência, que acontece em Recife, PE, entre 01 e 03 de novembro com o tema “Razão e Propósito no Universo: Fé, Ciência e Teleologia”.

Os palestrantes e debatedores vão compartilhar conhecimentos, vivências e reflexões acerca do diálogo entre fé e ciência, desmistificando o conflito que alguns acreditam existir entre as duas áreas. Outro dos nomes presentes na conferência será Tremper Longman, erudito de estudos bíblicos no Westmont College.

Estudioso hebraico, Longman escreveu mais de 30 livros, incluindo vários comentários bíblicos e serviu como consultor em outras traduções populares da Bíblia, incluindo a Mensagem. Na área da ciência e da fé, ele publicou (com o físico Richard F. Carlson) “Ciência, Criação e Bíblia: Reconciliando as Teorias Rival das Origens” e contribuiu para a leitura “Gênesis 1-2: uma conversa evangélica”. Ele também atua como mentor na iniciativa “Ciência para seminários” da AAAS.

Confira abaixo a entrevista que o Dr. Tremper concedeu à Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2) sobre sua expectativa para o evento. Para se inscrever na conferência, acesse o hotsite

ABC2: Você é mundialmente conhecido por ser um grande estudioso dos livros do Antigo Testamento. Com é possível ver a relação entre fé e ciência a partir do estudo destes livros?

Dr. Tremper:
A teologia cristã reconhece há muito tempo (ver a Confissão Belga, artigo 2, como exemplo) que Deus fala verdadeiramente tanto através das Escrituras quanto da natureza. Assim, os dois, quando interpretados corretamente, nunca entrarão em conflito. As Escrituras e a ciência que estudam a natureza, falam de muitos tópicos semelhantes: a criação do cosmos e da humanidade, a natureza da humanidade e muito mais. Isso levanta questões e às vezes os leitores da Bíblia pensam que a ciência entra em conflito com a Bíblia. Minha opinião pessoal é que, quando as Escrituras são corretamente interpretadas, elas não entram em conflito com a ciência e a Bíblia é a revelação de Deus a respeito de sua criação e o envolvimento dela na ciência. Como disse o Papa João Paulo II: “A ciência pode purificar a religião do erro e da superstição; a religião pode purificar a ciência da idolatria e dos falsos absolutos”.

Quais suas expectativas quanto à sua participação na II Conferência Nacional de Cristãos na Ciência?

Quanto à minha própria contribuição, espero apresentar uma perspectiva sobre as questões que envolvem a evolução humana e a descrição bíblica da criação de seres humanos criados à imagem de Deus. Essas questões incluem o tema controverso do Adão histórico. Também estou ansioso para interagir e aprender com teólogos e cientistas do Brasil.

O foco específico de minhas duas palestras é sobre a relação entre a biologia evolutiva e a Bíblia. Os dois não são mutuamente exclusivos, mas ambos contribuem para o nosso entendimento. A ciência apresenta fortes evidências de que os seres humanos emergem de um passado evolutivo e as Escrituras nos mostram o que a ciência nunca poderia mostrar, que é que Deus foi o iniciador e está profundamente envolvido no processo de evolução.

Que papel você vê na atuação de organizações como a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência?

Acho que organizações como a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência desempenham um papel crucial no estabelecimento de redes de apoio e interação entre cientistas, que são pessoas de fé, e na criação de um ambiente para diálogo sobre algumas das questões mais controversas e complicadas relacionadas à ciência e ao Cristianismo.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1096 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.