Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

A Rocha Brasil: Organização cristã dedicada à conservação ambiental encerra suas atividades

Por Phelipe Reis

Após 13 anos de atuação, A Rocha Brasil encerra oficialmente suas atividades. Como membro de uma família de organizações cristãs de conservação espalhadas por todo o mundo, A Rocha Brasil iniciou suas atividades no país em 2006, tendo como principal objetivo conservar a natureza, promover a educação ambiental e a mobilização social nas igrejas evangélicas, capacitando pastores, missionários, educadores e líderes comunitários para se envolverem de forma prática nas questões socioambientais.

Entre as entidades que apoiaram a fundação da organização, a editora Ultimato está como membro fundador. O apoio se desdobrou na hospedagem do blog d’A Rocha Brasil no Portal Ultimato e na publicação de dois livros: Jesus e a Terra – A ética ambiental nos Evangelhos e Assim na Terra Como no Céu – Experiências socioambientais na igreja local.

anúncio do encerramento das atividades foi divulgado na página d’A Rocha Brasil no Facebook, em 13 de outubro. O comunicado diz: “Durante nossa trajetória, ouvimos muitas vezes que ela [A Rocha] era resposta de oração, especialmente de cristãos que eram ambientalmente engajados no ‘mundo’, mas não conseguiam engajar suas igrejas locais.”

A nota também menciona as barreiras enfrentadas no início do trabalho: “éramos vistos com estranhamento tanto pela igreja como pelos movimentos ambientalistas seculares. Mas aos poucos, e com muito trabalho, muitas barreiras foram vencidas e portas foram se abrindo. Fizemos parcerias com organizações seculares, que reconheceram a importância de nosso trabalho, e conseguimos falar em muitas igrejas, plantando a semente do cuidado com a criação.”

A crise financeira foi apontada como o principal motivo para o fechamento d’A Rocha Brasil. “Tínhamos planos, projetos, pessoas mobilizadas, mas nos faltava recurso financeiro para as atividades. Após alguns anos lutando para nos manter em atividade, reconhecemos que era preciso parar”, explica a diretoria.

Além de agradecer aos amigos, parceiros e doadores que apoiaram e sustentaram o trabalho da A Rocha Brasil, o comunicado destaca as sementes lançadas no seio da igreja evangélica brasileira (e mais além) e as portas que foram abertas para que outras organizações possam levar adiante a causa do cuidado com a criação e o trabalho de conservação ambiental.

A tarefa de mobilizar os cristãos evangélicos para as questões ambientais ganhou um novo fôlego no Brasil a partir de 2018, com o movimento Renovar Nosso Mundo. A iniciativa conta com o apoio de dois dos fundadores d’A Rocha Brasil: Marcos Custódio e Raquel Arouca. Custódio foi diretor executivo d’A Rocha Brasil e Raquel atuou como coordenadora de projetos. Desde abril de 2020 ela está como mobilizadora do movimento Renovar Nosso Mundo.

A organização A Rocha Internacional, que apoia as diferentes organizações que integram a família A Rocha em todo o mundo tem interesse em dialogar com organizações cristãs brasileiras interessadas em se tornar Amigos d"A Rocha ou Projetos Associados, dedicados à conservação ambiental e à promoção do cuidado com a criação no âmbito local. Caso tenha interesse, escreva para international@arocha.org - https://www.arocha.org/pt.

Leia mais: 
» O homem e a terra: quem precisa de quem? 
» Será que as pessoas de fato se importam com o meio ambiente?
É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 100 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.