Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

A “caminhada bíblica” da Igreja Católica no Brasil

Em 2017, num dos Fóruns de Cultura Bíblica promovidos pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Dom Jacinto Bergmann, arcebispo de Pelotas, RS, fez a seguinte palestra: “O lugar e papel da Bíblia na ação evangelizadora da Igreja Católica no Brasil – caminhada bíblica nos últimos anos”.

Ultimato teve acesso ao documento e autorização para publicar. São nove páginas. Abaixo você lê a “Palavra final” e aqui está o link para o documento integral.

***
Constatamos, com gratidão e alegria, que a “caminhada bíblica” na Igreja no Brasil constituiu um novo Pentecostes. A Bíblia influiu eficazmente na sua vida e missão, particularmente na catequese, na liturgia e no testemunho da caridade, contribuindo, assim, para a vivência profunda da fé, da esperança e do amor, pois sabemos que a “Igreja funda-se sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela” (cf. VD, 3).

Somos, na verdade, como cristãos, consagrados e enviados para anunciar a todos a Palavra que é Cristo. Tendo-a escutado, respondamos “com a obediência da Fé” (cf. Rm 1,5;16,26) e “o ouvido do coração” (cf. RB Prólogo, 1), a fim de que as nossas palavras, opções e atitudes ”sejam cada vez mais uma transparência, um anúncio e um testemunho do Evangelho” (cf. PDV, 26), e vivamos por Ele (cf. 1Jo 4,9).

Temos, sem dúvida, uma Boa Nova para anunciar ao mundo de hoje: a Palavra de Deus, Jesus Cristo, que está presente entre nós. Ele é mensagem de salvação e de vida. Com São Paulo, não queremos saber nem pregar outra coisa, a não ser Jesus Cristo, para nós sabedoria e poder de Deus (cf. 1Cor 2,2).

Que a escuta da Palavra continue e ela “faça sempre mais crescer nossa fé; pela fé, esperemos, e esperando, amemos” (cf. S. Agostinho, De catechizandis rudibus, IV, 8 Pl, 40,316).

Leia mais
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1103 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.