Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O natal e sua dimensão política

"Na manjedoura onde Jesus está a repousar, eu posso ver a sombra de uma cruz". Assim dizia a letra de uma das músicas de uma bonita cantata de natal. Acho que se chamava "Natal dos Anjos". Ou como o teólogo suíço, Hans Küng (1) expressou: o menino no presépio já trazia o sinal da cruz em sua testa. 

Realmente não tem como conectar o natal com o domingo de Páscoa sem passarmos pela sexta-feira da paixão. E não tem como passarmos pela cruz ignorando sua dimensão política.

A sombra da cruz se mostra presente com a inveja de Herodes: “E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele” (Mt 2.1). De fato foi a animosidade do império romano aliada à inveja dos sacerdotes judeus que levaram o Senhor a cruz. No evangelho de João (19.12-16) a fidelidade a César são os argumentos finais que levam Pilatos a sentenciá-lo: “Desde então Pilatos procurava soltá-lo; mas os judeus clamavam, dizendo: Se soltas este, não és amigo de César; qualquer que se faz rei é contra César. (...) Não temos rei, senão César. Então, conseqüentemente entregou-lho, para que fosse crucificado.”

Num país aonde a escuridão e o fanatismo religioso dominam o universo social, não é fácil de aceitar perdas como essas... Anos de inteligência e cultura que se findaram... Posso imaginar perfeitamente a frustração de sues discípulos e daquela que no seu nascimento havia recitado: “Depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes.” O que eles viam ali era o contrário, os humildes sendo esmagados e poderosos sendo exaltados! Será que esse não é o mesmo quadro que temos hoje no Brasil? Será que por já sabermos da ressurreição e da vida eterna, não nos acomodamos achando que tudo é óbvio? Por sabermos de sua entrega voluntária queremos desconsiderar as forças atuantes na época. Esquecemos de toda forte realidade vivida por aqueles homens e mulheres e pelo próprio Cristo para dar vazão à nossa comodidade de hoje. 

Comentando o texto de Mateus referente ao Natal: “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de 'Emanuel', Que traduzido é: Deus conosco” (Mt 1.23), Fernando Sabino, grande escritor mineiro, deixou sua observação bem humorada: “Os evangelhos não explicam porque então se chamou Jesus “ajuda de Jeová”? [e não Emanuel, Deus conosco]”. Às vezes esquecemos que para nos ajudar Ele teve que estar conosco. Para ser Jesus ele foi primeiro Emanuel.

Afinal foi ele mesmo quem disse, “quem nascer da carne é carne”. Ele também nasceu de uma mulher, o verbo se fez carne. Homem espiritual sim, mas de carne e osso. Natal é uma boa tradição, pois nos remete para essa dimensão terrena. Ela nos conta que Deus entrou na chuva para também se molhar. Ele corta nossas asas e coloca nossos pés no chão desse mundo tenebroso em meio ao mal cheiro de um curral de vacas, burros e camelos. Mas sei que a maioria, prefere ficar somente com a beleza poética do Natal. Por que estragar as festas? E o pior: tem aqueles que querem, a custo da verdade Bíblica e do sofrimento alheio, viverem de festas o ano inteiro...

(1) Küng,H. Credo: Piper
Fürth - EX
Textos publicados: 283 [ver]
Site: http://teologia-livre.blogspot.de/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.