Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — --

Arte para todos

Coros de metais: uma herança da Igreja Luterana da Alemanha para o Brasil
Ari Käfer

Um coro de metais é um conjunto de instrumentos de sopro que tocam arranjos de coral a quatro ou mais vozes. Este trabalho surgiu na Alemanha a partir de uma experiência amarga do pastor Johannes Kuhlo, em 1856, na cidade de Bielefeld. Os adolescentes não iam para a igreja. Como sabia tocar instrumentos de sopro, Kuhlo começou a ensinar os adolescentes a tocar estes instrumentos e utilizou os arranjos do coral da comunidade colocando trompetes na primeira e na segunda voz e trombones no tenor e no baixo. O resultado foi uma bela sonoridade. Os coros de metal expandiram-se de modo rápido pela Igreja Luterana na Alemanha e, depois, em outros países. Aqui formaram-se inúmeros coros de metais na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e em 1989 foi fundada a Obra Missionária de Metais Acordai, que reúne os grupos locais, elabora materiais, organiza a cada quatro anos um encontro nacional e, anualmente, encontros regionais. Em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana, grupos de todo o mundo planejam chegar a 500 concertos até 31 de outubro de 2017.

Aquelas pessoas que sabem tocar ensinam outras e assim os grupos vão crescendo sem grandes investimentos, em diversas igrejas locais. Na Comunidade de Schroeder, SC, iniciei com aulas de instrumento de sopro entre 2005 e 2006. O grupo se consolidou nos anos seguintes. O pastor Norival Müller deu continuidade e conseguiu envolver muitos jovens e inclusive crianças. Este grupo alcançou uma boa evolução na qualidade musical com a ajuda do professor da banda municipal e passou a tocar arranjos em coro na igreja e em estilo de banda pelo município. Esta parceria rendeu ótimos frutos. Um dos integrantes formou-se em música com especialização em trompa no curso de belas artes em Curitiba. Em 2016 foram enviados dois jovens do Brasil para a Alemanha, onde fizeram um curso de reparo de instrumentos de sopro e puderam participar do encontro nacional de coros de metais em Dresden.

• Ari Käfer é pastor e músico.

Leia mais
Música para uma formação integral

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.