Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — --

Novos acordes

E surge a Confraria Violeira...
No feriado de 1º de maio de 2017 um grupo de dez violeiros cristãos se encontrou no sítio Terra Rasgada, em Araçoiaba da Serra, SP, para uma conversa sobre fé em Jesus ao som da viola. No clima bucólico do sítio, onde se criam cavalos manga-larga marchador, e ao redor da mesa, onde era servida uma deliciosa refeição regional caipira, os violeiros falaram de seus sonhos e aspirações e do caminho solitário pelas igrejas que pouco valorizam a cultura brasileira. A conversa rendeu a criação do grupo Confraria Violeira. Entre os seus objetivos, está o incentivo mútuo na produção de arte, a partir da viola caipira. A ideia é contribuir com a cultura brasileira, dentro e fora das igrejas, levando arte afinada em sintonia com o projeto de Deus para a humanidade.

O primeiro encontro rendeu inicialmente uma fanpage no Facebook e em breve será criado um blog. Para 2018 o grupo prevê a realização de um encontro aberto a todos os interessados, onde serão ministrados workshops, oficinas, estudos bíblicos e apresentações de violeiros. Nesta edição apresentamos o último trabalho de dois violeiros da Confraria.

Propósito -- Vitor Quevedo
Vitor recebeu de seus pais duas heranças benditas: da mãe, Luciana, o bem maior de sua vida, que foi o evangelho de Jesus, por ela apresentado. Do pai, Mazinho, o aprendizado e o amor pela viola caipira. Com esses dois ingredientes -- fé e música -- Vitor iniciou seu ministério musical aos 13 anos de idade, apresentando-se nas igrejas e em palcos do interior paulista. Desde então gravou cinco trabalhos. “Propósito” é o último deles. Foi produzido por ele próprio. Totalmente autoral, esse CD mescla a tradição da viola com os elementos da música sertaneja contemporânea. Expressa nas letras suas convicções de fé embasadas em textos bíblicos. “A viola fala mais alto” é um pagode dos bons, onde a viola é acompanhada por bateria e baixo, dando características modernas ao ritmo. “Tempo” é uma canção forte que sintetiza o CD. Em “Verdade e juízo”, há uma fusão da viola caipira com o flamenco, onde Vitor desfila sua técnica apurada no instrumento. “Ajuda” e “Sinceridade” são orações inspirativas. Outras informações pelo www.vitorquevedo.com.

Arlindo Lima & Ramon Vieira

Arlindo Lima é médico e criador de cavalos. Ramon Vieira é um estudioso das letras e da cultura brasileira. Ambos, excelentes músicos. Em 2012 começaram juntos um trabalho de pesquisa se aprofundando no universo caipira, visitando antigos fazendeiros, dançarinos, foliões e mestres. A parceria funcionou tão bem que passaram a se apresentar em diversos espaços culturais, tornando-se uma referência da música regional do interior paulista. O CD com o nome da dupla é o primeiro trabalho lançado juntos. Contou com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Sorocaba. O resultado foi um belíssimo álbum que enche de orgulho os apaixonados pelo Brasil. Visitam ritmos tradicionais como o pagode, lundu, carimbó, cateretê, boi, entre outros, ora acompanhados pela viola, ora por um regional, ora por um quarteto cordas. São ao todo treze faixas de grande inspiração. Juntamente com o CD foi lançado o DVD “Tropeada”, com belas imagens e histórias interessantes da região de Sorocaba. Veja mais em Facebook.com/arlindoeramon.

• Carlinhos Veiga é pastor, músico e jornalista. Ouça trechos dos álbuns apresentados nesta seção visitando o “Programa Novos Acordes” no Blog Carlinhos Veiga.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.