Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Missão Integral

Missão integral e justiça social

René Padilla

A missão que decorre de um Deus que é justo e ama a justiça

Há muitos anos li um breve opúsculo intitulado “El Cristianismo y la Lucha de Clases -- Dignidad del cristianismo e indignidad de los cristianos”, escrito por Nicolas Berdiaeff (1874--1948). Nessa época, eu fazia parte da equipe de obreiros da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (CIEE) na América Latina. Como tal, uma vez após outra eu era desafiado a responder às perguntas propostas por estudantes evangélicos que se sentiam desarmados para enfrentar os argumentos de companheiros influenciados pela ideologia marxista. Nessas circunstâncias, o opúsculo do destacado filósofo russo cristão ortodoxo me ajudou a ver com maior clareza algo que até então era uma suspeita de crescente densidade: que tanto ao meu cristianismo como ao cristianismo dos estudantes que eu devia assessorar faltava superar o acentuado individualismo herdado e aprofundar a sua dimensão social.

A dignidade do cristianismo. Segundo o escritor russo, a dignidade do cristianismo consiste no lugar central que a justiça social ocupou no ensino oral e na prática ministerial de Jesus Cristo. Com efeito, os quatro evangelhos proveem abundante evidência de que o seu ministério foi dedicado especialmente aos setores mais vulneráveis da sociedade do seu tempo (ver, por exemplo, Mt 9.35-36; Mc 7.24-30; Lc 4.14-21; 7.18-23; Jo 4.1-26; 8.1-11). E não há dúvida de que a intenção do Senhor era que os seus discípulos seguissem o seu exemplo de uma vida marcada pela busca da justiça em termos do bem-estar do próximo mediante a satisfação dos seus direitos, os quais guardam uma relação estreita com necessidades humanas básicas. Isto se expressa com suma clareza em várias passagens dos evangelhos, entre os quais se destacam as bem-aventuranças que se referem explicitamente à justiça: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos [...] Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5.6, 10). Concluindo, a dignidade do cristianismo é o seu compromisso com a visão de um mundo onde reina a justiça, ou seja, um mundo onde, alinhado com o estilo de vida e o ensino de Jesus Cristo, se reconhece a igualdade de direitos de todas as pessoas, sem exceção e, consequentemente, se tomam medidas para assegurar que inclusive as mais vulneráveis entre elas tenham acesso aos recursos indispensáveis para satisfazer as suas necessidades humanas básicas.

A indignidade dos cristãos. É provável que, se Berdiaeff vivesse hoje, sua “fome e sede de justiça” o fariam objeto de suspeitas e acusações por parte de um setor do mundo cristão para o qual o compromisso com a justiça não é uma marca dos cristãos, mas sim dos comunistas. Não levariam em conta que nosso autor, tendo sido um marxista militante por vários anos, abandonou a sua militância marxista e, movido pelo amor à liberdade e à justiça, se converteu em um dos opositores mais duros do comunismo. Viu com clareza que, com muita frequência, os cristãos do seu tempo tinham cedido à tentação de se ajustar a “este mundo” onde reina a injustiça e tinham entregado a bandeira da justiça social aos marxistas. E concluiu que essa entrega -- essa hesitação de uma das ênfases centrais da revelação de Deus em Jesus Cristo: que Deus é justo e ama a justiça -- se constitui na “indignidade dos cristãos”.

O que hoje se conhece como “missão integral” é um enfoque da missão da igreja que leva a sério a busca do reino de Deus e sua justiça. Busca recuperar “a dignidade do cristianismo” mediante a proclamação e a prática do amor que se expressa socialmente em termos de justiça.

Traduzido por Wagner Guimarães.

• C. René Padilla é fundador e presidente da Rede Miqueias, e membro-fundador da Fraternidade Teológica Latino-Americana e da Fundação Kairós. É autor de Missão Integral -- O reino de Deus e a igreja. Acompanhe seu blog pessoal: kairos.org.ar/blog.

Leia mais
Quem leva a Bíblia a sério obriga-se a levar também a sério a justiça social

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.