Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — --

Arte para todos

O reino de Deus já está ali
Silvana Bezerra

O que uma comunidade vulnerável numa cidade do interior de São Paulo e uma viagem para o coração da África do Oeste podem ter em comum?

Trabalhando com crianças dessa comunidade comecei a ensinar pintura. Vi que a arte poderia ser usada por Deus como instrumento de transformação e empoderamento. Em algumas crianças, o reino, que tudo ilumina, chegava transformando as pinturas de morte em flores de tons pastéis. O toque do Eterno serenizava as cores internas.

Depois de vários anos sem pintar viajei para o Senegal para pintar um projeto cristão. E as paredes foram ficando coloridas. Pintamos os versículos que falavam da criança e do reino. E o reino começou a brilhar.

As crianças chegavam com os olhos espantados: “C’est très, très, très joli (está muito, muito, muito lindo)”. Vinham pessoas de toda a cidade perguntar o que era aquele lugar tão colorido. Quando falávamos que era um lugar feito por Deus para as crianças, as pessoas perdiam a voz, viam ali um reino onde criança tinha valor.

Vi também muitas cenas em preto e branco: meninas e mulheres mutiladas que não sabiam sorrir.
E como voltar com toda essa bagagem nas malas?

Comecei a pintar quadros para a Missão Peixes e para o Retalhos de Esperança, trabalhos lindos que apoiam pessoas vulneráveis no mundo.

Voltei a pintar numa catarse. Vomitava em cores as dores acinzentadas que inundavam minha alma. Tinha de pintar o olhar daquelas mulheres, tinha de orar em cores que aquelas meninas voltariam a sorrir. Hoje, quando pinto, penso que o quadro será o cobertor que aquece ou um livro de histórias que acalenta a dor. E o reino vai chegar!

Volto em maio para o Senegal para não mais fazer uma oficina de pintura por eles, mas com eles. E quem sabe depois ensinar crianças sírias, congolesas, brasileiras...

Porque o reino é justiça, vida, esperança, fé. E tudo isso pode chegar também colorido numa pincelada de amor.

• Silvana Bezerra é professora universitária, doutora em educação, mãe, escritora e artista plástica nos tempos livres.

Leia mais
Versão ampliada do artigo “O reino de Deus já está ali” e galeria de fotos

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.