Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Meio Ambiente e Fé Cristã

Semeando mudanças

Alexandre Teixeira Ivan e Jess Seddon Simpson

 

Desde o início de 2015, vimos desenvolvendo um trabalho de educação, sensibilização e empoderamento de crianças no bairro do Canal, em Magé, a uma hora da cidade do Rio de Janeiro. Um morador de lá, pescador e poeta, pediu a nossa ajuda para oferecer uma educação cristã às crianças do bairro. Historicamente uma comunidade simples de pescadores, beirando um dos canais que desembocam na baía de Guanabara, esta comunidade -- entre várias outras -- vem sofrendo as consequências do aumento do tráfico de drogas nos últimos anos. Além disso, existem sérios problemas ambientais, como a falta de água e o saneamento básico, pois todo o esgoto vai direto para o canal que deve ser a fonte de vida para a comunidade.

 

Os donos de um dos bares da comunidade nos cederam o espaço no terraço deles aos sábados de manhã e, brincando, criando e compartilhando, as crianças vêm aprendendo sobre a vida em sociedade e sobre a espiritualidade cristã. Fazemos teatro usando as histórias do Antigo Testamento, com dinâmicas socioeducativas, artesanato e oração.

Outra preocupação que temos é em relação à alimentação. Procuramos fornecer uma alimentação natural. A intenção é preparar os alimentos com o menor grau de modificação possível, utilizando ingredientes naturais. Assim se ensina a respeitar a refeição, celebra-se a vida, o alimento, lembrando de Deus, o Criador e provedor das necessidades de todos nós.

 

Chegou um momento em que todos queríamos mais flexibilidade com o horário e menos distrações, comuns num ambiente de bar. Então nos foi apresentada uma oportunidade para comprarmos um terreno bem perto do bar, já repleto de árvores frutíferas. Graças a Deus e a dois doadores internacionais, adquirimos o espaço em agosto de 2016. Parecia o jardim do Éden e reforçou no trabalho com as crianças a importância do cuidado com a criação de Deus. A Missão do Espírito Santo em Magé participa ativamente do trabalho e o reverendo Luiz Alzeman é o principal pedreiro das pequenas instalações que foram feitas até hoje: foram construídos banheiros projetados com um sistema de filtragem de água que dá para o canal e uma boa cobertura temporária para nossos encontros. No dia 5 de novembro de 2016, fizemos um evento de “pré-lançamento” do espaço, com trinta crianças e seus pais e vinte visitantes do Rio, incluindo uma atividade de plantação de sementes, em que as crianças colocaram identificações nas árvores com os nomes delas. Foi um momento muito especial, pois “de tais [crianças] é o reino dos céus”.

 

Estamos sempre convivendo com contratempos, dificuldades, falecimentos, violência e desistências – mas as atividades a cada semana trazem gratificação para todos. Neste ano queremos começar a construção de uma sala de reunião e uma cozinha, para oferecer mais atividades e oficinas durante a semana e compartilhar com o bairro do Canal algumas práticas úteis, como captação de água de chuva, filtragem e reutilização de esgoto e compostagem.

 

No início de 2015, parte do cimento do pátio da igreja Missão do Espírito Santo em Magé, que cobria o solo embaixo, foi retirado. No lugar, plantamos mudas de uvas e sementes de trigo, como sinal da Nova Criação e com o desejo de produzir o nosso próprio vinho e pão para a Comunhão. Recentemente, uma das vinhas produziu uvas deliciosas! Quando a comunidade de irmãos realiza seu mandamento de cuidar da terra, coisas maravilhosas podem acontecer. E é isso que aguardamos para toda a comunidade do Canal.

 

Alexandre Teixeira Ivan é postulante na Igreja Anglicana (Magé e Nova Friburgo, RJ) e Jess Seddon Simpson é missionária da Church Mission Society (CMS) no Rio de Janeiro.

 

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.