Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Vamos Ler!

Livros que viraram filme

Cada vez mais obras literárias são transformadas em obras cinematográficas. Ultimato convidou amigos para escrever sobre alguns livros que ganharam as telas do cinema. A lista inclui desde o clássico O Nome da Rosa, de Umberto Eco, ao recente A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak. Aproveite!

 

A Menina que Roubava Livros

Markus Zusak
480 páginas • Intrínseca, 2007

Um autor talentoso tratando de um dos temas mais atemporais da humanidade sob a curiosa perspectiva da Morte. Ingredientes que podem apresentar apenas um resultado: um livro exuberante. Houve grande expectativa quando se anunciou a produção do filme e, embora a versão dos cinemas pouco explore o curioso foco narrativo assinado pela Morte, a obra compensou com uma bela e comovente produção.

Filme: 2014, dirigido por Brian Percival, estrelando Geoffrey Rush.

Por Levi Agreste

 

O Hobbit

J. R. R. Tolkien
328 páginas • WMF Martins Fontes, 2013

Poucos filmes causaram maior euforia ao serem anunciados. E poucos livros são capazes de contar história mais singela, dinâmica e extasiante. O livro é absolutamente obrigatório para todo aquele que preserva a alma de criança, embora os filmes -- o livro foi desumanamente desdobrado em uma longa trilogia -- sejam apenas um bom produto de entretenimento produzido pelo hiperbólico Peter Jackson.

Filmes: Trilogia lançada de 2012 a 2014, dirigida por Peter Jackson, estrelando Ian McKellen.

Por Levi Agreste

 

Ensaio sobre a Cegueira

José Saramago
312 páginas • Companhia das Letras, 1995

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma “treva branca” que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.

“Ensaio sobre a Cegueira” é a fantasia de um autor que nos faz lembrar “a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”.

Filme: 2008, dirigido pelo brasileiro Fernando Meireles.

Por Jorge Camargo

 

 O Nome da Rosa

Umberto Eco
574 páginas • Editora Record, 2009

Durante a última semana de novembro de 1327, em um mosteiro franciscano italiano, paira a suspeita de que os monges estejam cometendo heresias. O frei Guilherme de Baskerville é, então, enviado para investigar o caso, mas tem a missão interrompida por excêntricos assassinatos. Não apenas uma narrativa sobre investigação de crimes, “O Nome da Rosa” é também uma extraordinária crônica sobre a Idade Média.

Filme: 1986, dirigido por Jean-Jacques Annaud. 

Por Jorge Camargo

 

De Quem é a Terra Santa?

O contínuo conflito entre Israel e a Palestina

Colin Chapman
472 páginas • Ultimato2017

Abrangência, imparcialidade e documentação sólida para pensar de forma cristã o conflito Israel-Palestina. “De Quem é a Terra Santa?” mostra não apenas a história e as questões políticas, mas também as questões religiosas e os diferentes modos como os cristãos interpretam a Bíblia quando o assunto é o futuro de Israel e a conquista da “Terra Santa”.

Por Marcos Bontempo

 

Leia mais
Mais dicas de livros que viraram filme

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.