Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Caminhos da Missão

Juntos na Grande História

Tiago e Mila Gomides

 

Entre os dias 3 e 10 de agosto de 2016, a Indonésia foi palco do 3º Encontro de Líderes Jovens do Movimento Lausanne. O encontro reuniu mais de mil jovens líderes de mais de 140 países para nos conectar, orar, adorar a Cristo, estudar a Palavra e discernir juntos como Deus está direcionando a nossa geração na sua missão global.

 

O tema “Juntos na Grande História” desafiou uma marca atual profunda: “Estamos vivendo em meio a uma sociedade e pessoas que perderam completamente a história de suas vidas” -- alertou Elizabeth Achtemeier, teóloga americana da metade do século passado. “Quando não sabemos de onde viemos, para onde iremos, nem quem conduz a nossa história, tomamos decisões erradas na vida e na missão.” A compreensão da história de Deus foi fragmentada pelo cartesianismo iluminista. Chegou a hora de resgatarmos a nossa memória e nos situarmos na Grande História, que se estende da criação à nova criação, passando pela cruz; em que cada continente e cada povo tem o seu papel através dos tempos.

 

No período de preparo para o encontro e durante o evento, nos aprofundamos na narrativa bíblica e nos conectamos a jovens e mentores experientes de vários países, explorando a relação dinâmica entre evangelho e cultura. Cada plenária, laboratório, seminário e grupo pequeno trouxe convidados de todos os continentes, apresentando uma miríade de desafios contemporâneos, tais como: o significado de pregar todo o evangelho e o senhorio de Cristo no contexto de pobreza e crise ambiental; as formas de proclamação da verdade num mundo cético; a urgência de engajamento com os povos menos evangelizados; uma resposta aos diferentes conceitos da sexualidade humana; a realidade da igreja perseguida; e os maiores desafios ao evangelicalismo nas próximas décadas.

 

Vozes proeminentes do norte global, como as de Os Guinness, David Platt e do indiano-canadense Ravi Zacharias, dividiam espaço com as da egípcia Anne Zaki, do malásio Richard Chin, dos brasileiros Marina Silva e René Breuel, revelando que a Igreja de Cristo está mais globalizada do que nunca e que a influência da liderança do sul global não pode mais ser ignorada.

 

A diversidade cultural num encontro dessa dimensão nos ajuda a compreender o impacto da fé bíblica em diferentes lugares.

 

Durante o encontro, diante do grande número de esgotamentos precoces numa geração “workaholic”, fomos desafiados a fazer as coisas com Deus, e não por Deus somente. E, desafiando o ego de nossos dias, fomos encorajados a ser um testemunho de Cristo, e não somente carregar um título.

 

O encontro também apresentou marcos históricos para a igreja brasileira. A curitibana Sarah Breuel foi a presidente do comitê de planejamento, quebrando dois paradigmas: a carência de liderança feminina e latina. Dois preletores eram brasileiros: Marina Silva, que conectou a fé cristã com o cuidado com a criação, e o jovem René Breuel, que encerrou as exposições bíblicas apresentando um gostinho do porvir da nova criação. A nossa delegação era uma das maiores e três dos mentores também eram daqui: Antonia Leonora van der Meer (Tonica), Marcos Amado e Paulo Moreira. Uma análise ampla nos permite compreender que somos uma das lideranças emergentes da Igreja de Cristo no mundo. Nossos irmãos globais, e por que não o próprio Deus, têm grandes expectativas sobre nós. Daniel Bianchi, argentino e novo diretor do Movimento Lausanne na América Latina, nos desafiou a não trabalharmos sós, mas olharmos as nações ao nosso redor e caminharmos juntos.

 

• O casal Tiago, 36 anos, e Mila Gomides, 33, são missionários da Sepal e pais de primeira viagem.

 

 

MAIS NA INTERNET

Olhares de jovens líderes sobre a igreja global

goo.gl/HLDdXF

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.