Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Caminhos da Missão

Servindo a judeus messiânicos na Europa

Emeric e Marcy Vasvary

 

Desde que chegamos a Edimburgo em 2004, depois de concluirmos dois anos de preparo missionário no Centro Evangélico de Missões (CEM), em Viçosa, MG, estivemos envolvidos em muitas frentes de evangelismo. Pudemos atuar entre estudantes internacionais e muitos se converteram a Cristo. Também trabalhamos com preparo e capacitação de jovens missionários recém-chegados a Edimburgo.

Atualmente somos membros de uma igreja que, como muitas outras, estava decidida a fechar as portas. Com novas ideias e motivação, a igreja decidiu continuar e hoje está crescendo, para a glória de Deus.

Também estamos envolvidos com o “Sh’ar Yashuv”. Temos visto a mão de Deus em cada festa judaica que realizamos, com a presença de judeus curiosos e, ao mesmo tempo, surpresos por participarem de uma celebração judaica autêntica entre judeus e não judeus. Eles sempre acabam retornando nas celebrações seguintes.

Mas o que é “Sh’ar Yashuv”? Trata-se da Comunidade Messiânica em Edimburgo. Deus nos deu uma visão e chamou para nos unirmos a eles. Somos filiados à Aliança Judaica Messiânica Britânica, a qual exige que qualquer comunidade messiânica tenha pelo menos dois líderes judeus messiânicos; por isso, eu, Emeric, tornei-me parte da equipe de líderes. Cremos que Deus nos confiou a liderança ao mantermos a identidade judaica e não nos envergonhando de sermos decididamente messiânicos.

Desejamos que essa comunidade seja um lugar onde simpatizantes não judeus que se identificam conosco possam vir para ajudar seus irmãos e irmãs a crescerem no Messias. Queremos que seja um lugar onde amigos judeus que ainda não aceitam a “Yeshua” possam vir e experimentar o evangelho. Também desejamos que não judeus que se identificam com a cultura judaica messiânica se sintam bem-vindos para aprender, apoiar e crescer enquanto conhecem melhor as raízes judaicas.

Queremos ajudar judeus a vir a crer sem deixar de ser judeus. Que eles possam continuar celebrando suas festas, o “Shabbat”, o “mikvah” (batismo), manter-se “kosher”1 etc. Queremos oferecer um lugar onde judeus messiânicos possam vir e adorar a “Yeshua” como judeus – não sob pressão de se tornarem etnicamente purificados. Queremos oferecer um lugar onde os judeus possam sentir-se à vontade para usar o “tallit” (xale de oração) ou o “kippa” (cobertura da cabeça).

Desenvolvemos uma adoração com liturgia judaica messiânica e tentamos garantir que a pronúncia hebraica esteja correta, porque desejamos que nossos irmãos e irmãs judeus se sintam em casa. Também queremos apresentar as boas novas a amigos judeus que ainda não aceitam a “Yeshua” como Messias num contexto judaico, revelando a compreensão judaica da Palavra de Deus e lembrando a identidade judaica do nosso Messias -- Jesus Cristo.

 

Nota

1. “Kosher” (ou “kasher”) é um termo que faz referência aos alimentos que são adequados ou permitidos pelas leis alimentares do judaísmo.

 

Emeric e Marcy Vasvary, três filhos e dois netos, são missionários fazedores de tendas. Emeric é pastor, patologista clínico e teólogo. Marcy é enfermeira, economista, teóloga e pós-graduada em teologia pela Igreja da Escócia.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.