Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Conexões

Olhares de jovens líderes sobre a igreja global

Lissânder Dias

 

 


Mais de mil jovens líderes cristãos de 150 países se reuniram em uma universidade de Jacarta, Indonésia, de 3 a 10 de agosto de 2016, para refletir e compartilhar experiências sobre os diversos horizontes da igreja global, a partir da grande história de Deus. Promovido pelo Movimento Lausanne, foi a terceira edição do Encontro de Líderes Jovens de Lausanne 2016 (ELJ2016) -- o segundo aconteceu em 2006. O tema principal deste ano foi “Unidos na Grande História”. Com exposições bíblicas, painéis de liderança, pequenos grupos e testemunhos, foi possível olhar de forma mais panorâmica para a igreja no mundo.

 

E o que vimos? Uma igreja com uma liderança jovem diversificada. Muitos estão criando novas formas de comunicar o evangelho, como é o caso de Prashan De Visser, do Sri Lanka, que tem conseguido articular milhares de jovens cristãos em torno da reconciliação no país. Em regiões mais urbanas e secularizadas como a Espanha, pastores como o brasileiro Hélder Favarin estão reunindo jovens em cafés para, de forma contextualizada, transmitir o evangelho. Da China, ouvimos que a juventude cristã está ameaçada pelo secularismo. Milhares de cristãos que saíram do país e foram morar no Ocidente, quando retornam para a China, perdem a fé. Da África, soubemos que, sim, já chegou a hora do continente enviar missionários, e não somente recebê-los.

O Brasil esteve presente em uma quantidade significativa no encontro. A começar pela coordenadora geral, Sarah Breuel, e seguindo com o tamanho da nossa delegação: Mais de cinquenta pessoas, algumas delas trabalhando em outros países, como Indonésia, Burkina Fasso, Espanha, Malásia, França, Itália. Selecionamos a seguir algumas das muitas histórias que conhecemos no Encontro de Líderes Jovens de Lausanne 2016.

 

LEIA MAIS
Confira o que publicamos sobre o ELJ2016 diretamente de Jacarta

**

 

 

Há amor em Déli

 

Um homem de 29 anos, barba longa, com roupas amarelas. Assim é Ravi “Jojo” Landge. Ele é cristão e indiano. Mora em Déli -- segunda maior cidade da Índia -- e começou em 2008 um projeto chamado “Love Movement”, que pretende alcançar a juventude indiana para Cristo. Por meio da narrativa de histórias, do teatro, da música e do diálogo, o movimento transmite e demonstra o evangelho de forma relevante e contemporânea. A razão do uso da roupa laranja é porque, na cultura indiana, esta cor simboliza a religiosidade e autorrenúncia. Além de criar pontes para o evangelho, os adeptos ao “Love Movement” também perguntam aos participantes: “Você ama sua cidade?”. A partir deste questionamento, as pessoas se envolvem em um diálogo.

 

É possível a amizade entre cristãos e muçulmanos?

Bel (nome fictício) tem apenas 33 anos, mas já lidera uma organização cristã nos Estados Unidos que promove relacionamentos reconciliados entre cristãos e muçulmanos no país. Ela nasceu em Israel, mas cresceu na Holanda. É PhD no assunto. O clima crescente de inimizade entre cristãos e muçulmanos devido ao terrorismo e campanhas políticas xenófobas tornam 2016 um ano difícil. A atuação de Bel é exatamente no meio cristão, tentando estimular igrejas a assumir seu compromisso cristão em favor da reconciliação. “O elemento essencial para a construção da paz é a amizade. Sem amizade entre cristãos e muçulmanos, não podemos esperar que haja paz. Tenho visto e crido nisso há anos”, diz.

 

Ela poderá ser a primeira pastora do Oriente Médio e Norte da África

 

Anne Zaki é egípcia, tem quatro filhos e é mestre em psicologia e teologia. Ela é professora no Seminário Evangélico de Cairo, onde vive com sua família. Além disso, Zaki atua na área de música e faz parte de um ministério global no Calvin Institute of Christian Worship. Anne é uma excelente expositora bíblica. Seu sermão sobre a torre de Babel foi um dos mais elogiados durante o Encontro de Líderes Jovens de Lausanne 2016. Anne está prestes a dar mais um passo significativo: Ela está em processo de ordenação pastoral na Igreja Presbiteriana do Egito. Se isso acontecer, Zaki se tornará a primeira mulher ordenada como pastora no Norte da África e Oriente Médio.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.