Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — --

Vídeo

Alyson Montrezol

 

O Verbo da Imagem -- Onde o Tempo é Absoluto

 

A proposta do vídeo experimental O Verbo da Imagem -- Onde o Tempo é Absoluto surge da obra Os Sonhos de Einstein, de Alan Lightman. Relacionar o primeiro capítulo do evangelho de João com a obra de Lightman, criando um diálogo entre o conceito de tempo, imagem e divindade foi uma proposta bastante desafiadora.

Na obra de ficção de Lightman, Einstein teve alguns sonhos que precederam a publicação de suas grandes descobertas. Durante trinta dias, ele sonhara com suas teorias em um universo fantástico. Nos seus sonhos, no dia 28 de abril de 1905, o tempo era absoluto!

 

Os que têm alguma fé religiosa veem o tempo como uma evidência de Deus. Pois, com certeza, nada que é perfeito poderia ser criado sem um Criador. Nada poderia ser universal sem ser divino. Todos os absolutos são parte de Um Absoluto. E, onde houver um absoluto, lá está também o tempo. Assim, os filósofos da ética colocaram o tempo no centro de sua crença. O tempo é a referência com base na qual todas as ações são julgadas. O tempo é a clareza para ver o certo e o errado.1

 

A ideia do vídeo é mostrar que no princípio, antes das imagens (e até mesmo do tempo), ele já era soberano (o nosso limitado entendimento bloqueia até mesmo a possibilidade de imaginar isso). Imaginar um lugar onde o tempo é absoluto é o mesmo que escrever um texto sem palavras. Um lugar onde as coisas não “acontecem”, mas simplesmente existem. Onde o tudo e o nada coexistem não há necessidade de fazer, de construir, de empreender, de planejar, de compreender... tudo já foi, é e será ao mesmo tempo.

No mundo contemporâneo somos devorados pelo tempo. Ele nunca nos basta. A velocidade das conexões, a frenética vida nas cidades e a constante busca pela informação em tempo real nos fazem escravos de um mundo medíocre. O câncer do imediatismo e da superficialidade crescem de maneira assustadora. No meio deste caos aparente, o eterno reina em paz, soberano, íntegro e absoluto, aguardando um “tempo” em nossa agenda patética.


Ao som de Mozart em sua obra Lacrimosa, o vídeo busca, por meio da poesia visual e sonora, a reflexão sobre os paradigmas do tempo e a soberania de Deus em meio ao caos da vida moderna.

 

Nota:

LIGHTMAN, A. “Os sonhos de Einstein”, São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

 

Alyson Montrezol, fotógrafo, cineasta e professor, coordena o Núcleo Experimental de Produção Audiovisual da Unimonte (Santos, SP) e dirige a Phanton Films. É casado com Priscila e pai de Giovanna e Arthur.


VEJA!

O Verbo da Imagem -- Onde o Tempo é Absoluto

  O Verbo da Imagem - Onde o Tempo é Absoluto from Alyson Montrezol on Vimeo.

 

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.